Shakespeare Remoto: A literatura ensinando a nos reconhecer.

Shakespeare Remoto: A literatura ensinando a nos reconhecer.

Neste momento tão diferente de nossas vidas escolares muitas foram as dúvidas e incertezas, porém, nada nos traz mais conforto do que a experiência do ensino vivida em diferentes formas. Nas aulas de Inglês para os alunos do 9º ano do ensino fundamental provou-se mais uma vez que a criatividade nos torna melhores e a dedicação nos faz mais fortes.

Dentro desta preocupação com a interatividade entre ambiente, família e mesmo a tecnologia trouxemos a aula de literatura Inglesa à prática que Shakespeare sempre promoveu: Viver a peça. Viver a tragédia. E por que não mergulharmos no universo de Macbeth, de William Shakespeare, a tragédia de um homem simples e que veio nos preparar para tempos como esses.

Os alunos foram instigados, em atividade online, a pesquisarem as nuances emocionais e características da construção dos personagens de Macbeth; os traços de personalidade que ainda permeiam nossa sociedade. Correram então pela casa e personificaram esses personagens utilizando objetos do dia-a-dia.

A Língua Inglesa tomou vida através de colheres de pau que agora são espadas guerreiras, lençóis tornaram-se belos adornos reais e Macbeth nos ensinou resiliência,  discernimento, coragem; ferramentas úteis para esse período onde nossa interatividade é questionada.

Sir William Shakespeare com certeza estaria muito orgulhoso deste projeto que envolveu pesquisa árdua de sua obra e o atento olhar sob seus personagens, descritos através de diálogos que mais impressionaram nossos alunos. Perdão aos pais e parentes pela bagunça em casa, mas a literatura Inglesa agradece todos os objetos utilizados para construir esses lindos personagens que aqui estão vendo.

Prof. Leonardo – Língua Inglesa – 9.º ano do EFII