Formar professores que reflitam criticamente sobre o seu pensar e o seu fazer docente
Tornando-os produtores de conhecimentos que conduzam para mudanças significativas na sua atividade profissional. Esse é o fundamento do programa de formação continuada e reciclagem de docentes implementado pelo Colégio Guilherme Dumont Villares. Hoje, a reciclagem profissional, por meio de cursos, palestras, workshops ou seminários, é sem dúvida indispensável para os educadores.
Esse programa de qualificação profissional traz consigo
A compreensão de que a educação é um processo que se estende por toda a vida, um processo em contínuo desenvolvimento onde a escola deve auxiliar seus profissionais a participar ativamente do mundo que os cerca, incorporando tal vivência no conjunto dos saberes de sua profissão. A reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas e a permanente construção da identidade docente são aspectos fundamentais da proposta de formação continuada aplicada pelo Colégio Guilherme Dumont Villares em suas mais diversas ações.
O processo de seleção e contratação dos profissionais
Envolvidos na ação educativa do Colégio Guilherme Dumont Villares obedece criterioso dispositivo legal (Artigos 61, 67 e 87 da Lei Federal 9394/96). Cremos indiscutível o fato de que o desempenho dos alunos nos remete diretamente à necessidade de considerar a formação do professor e as condições materiais e culturais que dispõem os profissionais de educação no que se refere a recursos permanentes, materiais de consumo e, especialmente, bibliotecas, laboratórios, salas de estudos, jornais, revistas, filmes, computadores para consulta (Internet) e aprimoramento de sua prática educativa.
O conteúdo dessa formação precisa ser revisto permanentemente
Para que haja possibilidade de melhoria do ensino. Inúmeras são as ações empreendidas neste Colégio no sentido de Reciclagem Permanente dos profissionais envolvidos no processo educativo. Ao iniciar cada ano letivo, acontece uma Reciclagem Intensiva de 5 (cinco) dias, onde se reflete criticamente a prática educativa, se fortalece as metas a serem coletivamente alcançadas por toda a equipe durante o ano, e se apropria novos saberes tão “fartos” e imprescindíveis nesse início de século.
No início do 2.º semestre, tem lugar a Reciclagem Semestral
Com duração de 2 (dois) dias intensivos. No decurso do ano, ocorre sistematicamente o processo de aprimoramento contínuo de professores através das Horas-Atividades Individuais, semanais, realizadas junto à Assessoria de Área/Coordenação Pedagógica, além de Horas-Atividades Grupais Mensais, onde os professores, divididos por áreas e segmentos, se encontram, sob a coordenação dos profissionais de Apoio Técnico Pedagógico, a fim de garantir a articulação das áreas, a troca entre os profissionais docentes e a formação de grupos de estudos.
Acreditamos que investir no desenvolvimento profissional dos professores
Seja questão de sobrevivência da Instituição Escola nos dias de hoje. Urge que participemos de todos os Encontros, Palestras, Seminários, Congressos, Fóruns de Internet etc, e podemos serenamente afirmar que é exatamente isso que estamos e pretendemos continuar fazendo. Salienta-se que todas as horas de processo de formação dos profissionais e estratégias de formação em serviço promovidos por esta instituição são criteriosamente remuneradas. Além disto este Colégio mantém invulgar Plano de Carreira que incentiva e beneficia aos docentes de todos os segmentos indistintamente.
Conhecer novas abordagens educacionais, criar novas estratégias e inteirar-se dos novos estudos
E paradigmas educacionais fazem parte da estratégia da escola de valorizar seus profissionais através do conhecimento das novidades, da reciclagem de conhecimentos e da troca de experiências com outros profissionais, entre outros. Inúmeras são as ações empreendidas no Colégio neste sentido, principalmente a realização das Jornadas de Reciclagem Permanentes, que ocorrem ao início de cada semestre letivo.
Ao iniciar cada ano letivo, acontece a Reciclagem Intensiva de 5 (cinco) dias
Onde se reflete criticamente a prática educativa, se fortalece as metas a serem coletivamente alcançadas por toda a equipe durante o ano, e se apropria novos saberes tão “fartos” e imprescindíveis nesse início de século. No início do 2.º semestre, tem lugar a Reciclagem Semestral com duração de 2 (dois) dias intensivos.
Ateliê de artes plásticas
Sala ambiente com 70 m² destinada à realização das aulas de Educação Artística e das Oficinas de Arte. Aulas de pintura, desenho, quadrinhos e outras manifestações artísticas são realizadas neste ambiente provido de bancadas especiais para o desenvolvimento dos trabalhos.
Salas multimídia
Salas com recursos de multimídia que oferecem ao aluno a oportunidade de aprender de forma interativa. Esses espaços possuem lousa interativa, projetor multimídia, TV de plasma, DVD e sonorização ambiente. Possuem rede Wireless, o que permite o uso de notebooks e netbooks por alunos e professores.
Laboratório de robótica
Espaço com os mais modernos recursos tecnológicos que permitem aproximar os alunos do cotidiano dos sistemas automatizados através de protótipos que simulam essas realidades.
Ginásio para a prática de ginástica
Espaço exclusivo para a prática das variadas modalidades da ginástica. Conta com a última geração de equipamentos esportivos.
Laboratórios de informática
Três amplos laboratórios com acesso à Internet, computadores, programas educativos e aplicativos de última geração possibilitam ao aluno do GDV o acesso imediato à informação e à comunicação.
Enfermaria
A Enfermaria do Colégio Guilherme Dumont Villares está equipada para dar o primeiro atendimento aos alunos da escola, bem como foca seu trabalho na reeducação e formação de uma nova cultura de atendimento escolar, pautadas por um amplo programa de orientação da comunidade.
Ludoteca
Sala-ambiente com 65m² destinada a trabalhos de estimulação básica sensorial, por meio de recursos concretos. Especialmente projetada, a Ludoteca reúne desde materiais pedagógicos para o desenvolvimento sensório-motor, raciocínio lógico-matemático, coordenação visomotora até recursos para o aprimoramento da acuidade auditiva.
Anfiteatro
Com capacidade para 100 pessoas, é um espaço destinado a palestras, aulas magnas, seminários, debates, dramatizações e cursos de reciclagem. O Anfiteatro do GDV está equipado com modernos sistemas de sonorização, projeção audiovisual e recursos de data show, sendo mais um espaço de aprendizagem da escola.
Laboratórios de idiomas
Espaços de última geração, equipados com 40 cabines individuais, dão o suporte necessário ao ensino de Língua Estrangeira, ministrado em parceria com o CEL-LEP.
Biblioteca
Provida de um acervo respeitável de títulos e periódicos, ela é o ponto de encontro onde não só se pesquisa como se usufrui de diversas fontes de informação disponibilizadas aos alunos, tais como, livros, jornais, revistas, documentos, mapas, memória fotográfica e acesso monitorado à Internet para pesquisas escolares.
Quadras poliesportivas
A escola possui quadras poliesportivas cobertas. Nelas acontecem as aulas de Educação Física Avaliação e os programas específicos e treinos para cada modalidade esportiva.
Laboratórios científicos
Dois espaços especiais, totalmente equipados, destinados às aulas de Biologia, Ciências, Química e Física. Semanalmente, nestes espaços de 50m² são ministradas as aulas práticas das disciplinas e despertadas a curiosidade e o saber científico.
Salas de Aula
São 55 salas de aula convencionais, com uma área de 42m² cada, onde se desenvolvem as aulas específicas das disciplinas tradicionais do currículo de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. As aulas da parte diversificada do currículo são ministradas em salas ambiente próprias para cada modalidade.
Advanced Language Training (Advanced). 2 módulos (Master AD M e Plus AD P) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 ou 3 vezes por semana.
Intermediate Language Program (Intermediate, High Intermediate e Pre Advanced). 2 módulos (IN 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 ou 3 vezes por semana. 2 módulos (HI 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 ou 3 vezes por semana. 2 módulos (PA 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 ou 3 vezes por semana.
Interactive English Course (Basic e Pre Intermediate). Para alunos de nível básico e pré-intermediário a partir do 8º ano do E. Fundamental II. 2 módulos (ES 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 vezes por semana. 2 módulos (PI 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 vezes por semana.
Teens Intermediate (Intermediário) – 2 módulos (TI 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 vezes por semana a partir do 6º ano do Ensino Fundamental II.
Teens English Course (Basic TC 1, 2, 3 e 4 e Pre Intermediate TP 1 e 2) – 6 módulos – 50 min. 2 vezes por semana a partir do 6º ano do Ensino Fundamental II.
2 módulos (PT 1 e 2) – 50 min. 2 vezes por semana durante o 5º ano do E. Fundamental I.
6 módulos (K1A, K1B, K1C, K2A, K2B, K2C) – 50 min. 2 vezes por semana a partir do 2º ano do E. Fundamental I.
4 módulos anuais (PK 1, 2, 3 e 4) – 50 min. 2 vezes por semana a partir do Nível 2 da Educação Infantil.