Parceria GDV e Habitat Brasil revitaliza residência em Heliópolis

Parceria GDV e Habitat Brasil revitaliza residência em Heliópolis

Voluntariado

Atividade em parceria com a ONG Habitat para a Humanidade encerrou as atividades de voluntariado dos alunos do GDV em 2019.

Grupo de voluntários do GDV na comunidade Heliópolis.

Alunos do Ensino Médio do Colégio Guilherme Dumont Villares, membros do Núcleo de Educação para os Direitos Humanos (EDH), tiveram a oportunidade de participar no dia 30 de novembro de uma ação social na comunidade de Heliópolis, em São Paulo, em parceria com a ONG Habitat para a Humanidade Brasil, quando contribuíram para a restauração de residências em condições insalubres daquela comunidade.

A brigada de voluntários do GDV participou de um mutirão para a reforma de habitações precárias (habitadas necessariamente por crianças e/ou idosos) na comunidade de Heliópolis, promovendo a inserção direta dos jovens em uma realidade bastante diversa daquela a que está habituado. Nessa atividade, os estudantes também vivenciaram noções práticas específicas da construção civil e foram protagonistas de uma ação social de enorme valor social e pessoal, que muito contribui para a sua formação pessoal e cidadã.

Para o Colégio Guilherme Dumont Villares, são inciativas como essa, que emergem da própria sociedade civil, que têm construído outras possibilidades e narrativas para as cidades. Nelas cabem todos os sujeitos que querem pensar, viver e reinventar a cidade na qual vivemos.   Para o jovem estudante do GDV, essa foi a oportunidade de ser protagonista em uma ação de grande valor, ao mesmo tempo em pode demonstrar a indignação de quem não tolera injustiças sociais e que a transforma em apoio ao próximo, construindo laços de solidariedade e afeto em busca de novas práticas de relação social.

 Confira os momentos da ação voluntária da Brigada de Voluntários do GDV na comunidade de Heliópolis: