Palestra: Sustentabilidade e uso de recursos renováveis na fabricação de relógios

Palestra: Sustentabilidade e uso de recursos renováveis na fabricação de relógios

            

O Colégio Guilherme Dumont Villares, integrante do programa Escola Azul, foi especialmente convidado pela organização do programa Maré de Ciência, programa de extensão da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP – campus Baixada Santista) dedicado à difusão científica, para participar de um evento promovido pela Empresa Internacional Panerai sobre sustentabilidade no setor privado e o uso de lixo do mar na confecção de seus relógios.

A Panerai, empresa italiana fundada em 1860, é uma das marcas de relógios mais sofisticados do mundo e tem na sustentabilidade um dos pilares para sua produção. Tudo na empresa é feito a partir de materiais recicláveis e a energia gasta é predominantemente renovável, sobretudo de painéis solares instalados  na planta industrial e edifícios de escritórios. A empresa respeita os mais altos padrões em termos de produção e fornecimento responsável em toda a cadeia de suprimentos.

Na palestra estiveram presentes convidados de todos níveis educacionais, representados por alunos de pós-graduação em Ciências Marítimas da UNIFESP, alunos de graduação do curso de Ecologia e discentes do Ensino Médio do GDV, que possui o Selo Azul.

Desde 2019, o programa Maré de Ciências fomenta as Ciências do Mar no contexto da Agenda 2030, dos Objetivos do Milênio para o Desenvolvimento Sustentável, alinhado à Década do Oceano estabelecida pela ONU e aos Princípios da Cultura Oceânica e tem no Colégio Guilherme Dumont Villares um de seus parceiros preferenciais.

A participação dos alunos da 2.ª série do Ensino Médio do GDV no evento internacional foi uma oportunidade única de perceberem como a sustentabilidade é tratada nas empresas.