Novo Ensino Médio no GDV

Novo Ensino Médio no GDV

COMO ENTENDER E SE PREPARAR PARA A MUDANÇA.

O Colégio Guilherme Dumont Villares, mais uma vez, saiu à frente oferecendo aos seus estudantes a oportunidade de cursar o Ensino Médio num modelo que, além de atender a atual Legislação (Novo Ensino Médio – Lei nº 13.415/2017 e Resolução nº3 de 21 de novembro de 2018), propicia que quatro Trilhas de diferentes áreas de atuação no mundo do trabalho sejam exploradas.

A nova legislação prevê que o Ensino Médio tenha os seus três anos de duração divididos entre as Disciplinas do Currículo Essencial (Formação Geral Básica) e os Itinerários Formativos (que consideram as demandas e necessidades do mundo contemporâneo, bem como aprofundam e ampliam as aprendizagens em áreas específicas da atuação humana).

Garantindo que a escolha frente aos diferentes Itinerários Formativos possa se dar de maneira segura, as Trilhas são oferecidas para oportunizar ao estudante, que adentra no Ensino Médio, a sondagem de aptidões, a percepção de suas habilidades e verificação de vocações, e serão cursadas durante os três primeiros semestres do Ensino Médio. As Disciplinas do Currículo Essencial Acadêmico, previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, a saber:; Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Física, Química, Biologia, Artes, Inglês e Educação Física, também serão cursadas nestes três primeiros semestres.

Ao término dos três primeiros semestres do Ensino Médio, os estudantes deverão optar pelo Itinerário Formativo com o qual mais se identificou,  daí a importância da experimentação de todas as trilhas. Nos três últimos semestres, junto com o Itinerário escolhido, o estudante continuará com os estudos de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa.

ESTRUTURA ENSINO MÉDIO GDV 2020

Para construir este projeto e oferecer um curso atual, consistente e motivador, o Colégio Guilherme Dumont Villares estabeleceu, até este momento, parcerias com Instituições de Ensino Superior; Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Instituto Mauá de Tecnologia (Faculdade de Engenharia), com o Hospital Israelita Albert Einstein e com o Escritório de Advocacia Pinheiro Neto, que atuarão em quatro Trilhas:

  1. Machine Learning & Supply Chaim;, 
  2. Saúde e Sociedade;, 
  3. Direito Cidadania e Sociedade;, 
  4. A Ciência e os Números.

Durante a primeira série do Ensino Médio, os estudantes cursarão duas Trilhas a cada semestre. Além das aulas, ministradas por professores das Instituições acima citadas, dentro do melhor modelo MAKER, serão oportunizadas visitas a Centros de Saúde (Hospital Israelita Albert Einstein), estágios com a prática de Investigação e Química (CSI – Instituto Mauá), de Construção de um Aeromodelo (Voando pelo Campus – Mauá), aula Magna ministrada por advogado sócio do Escritório Pinheiro Neto, em edifício sede, com visitação às diferentes frentes de atuação, entre outras atividades previstas.

TRILHAS

No primeiro semestre de 2021, portanto, ao ingressarem na segunda série do Ensino Médio, aos estudantes terão a Disciplina Projeto de Vida, consolidando conhecimentos sobre as diferentes áreas de atuação, identificando e desenvolvendo as habilidades comuns a várias  áreas, aprofundando o autoconhecimento para que a futura escolha pelo Itinerário Formativo possa ser realizada de maneira segura e assertiva.

Atendendo também à atual demanda referente a certificação para estudos futuros em Língua Inglesa e com  a possibilidade de cursar o Ensino Superior em um país de Língua Inglesa, o Colégio oferece a partir do ano de 2020, para os alunos do Ensino Médio, o ACT (Advance College Test – Certificação e o correspondente programa de realização). Este curso complementar, com aulas ministradas em Inglês, tem a proposta de desenvolver as habilidades necessárias para as diferentes áreas de conhecimento, e, capacitar os estudantes para, ao final da terceira série do Ensino Médio, realizarem a Prova de Certificação, que os habilitem ao ingresso em mais de 200 (duzentas) Universidades Internacionais, em diversos países do mundo.

ACT – ITINERÁRIO

Com todas estas inovações implementadas através da prática da Metodologia Ativa, temos a certeza de que, cada vez mais, nossos estudantes estarão prontos para vivenciar o Século XXI, como cidadãos aptos a escolher seus próprios caminhos e preparados para qualquer que seja a sua opção de carreira.