Contato: (11) 3740-5531
A Educação Infantil no Colégio Guilherme Dumont Villares é a primeira etapa da Educação Básica e prioriza referenciais que apresentam um entrelaçamento entre dois grandes âmbitos, o do Desenvolvimento Pessoal e Social e o da Ampliação do Universo Cultural da criança.
Acreditamos que cada criança é um ser único que
Observando o mundo à sua volta, questionando e buscando explicações sobre a realidade, ela inicia o processo de elaboração de conhecimentos diferenciados. Também neste momento, a escola torna-se o primeiro espaço coletivo onde a criança socializa e aprende a viver em grupo.
No Colégio Guilherme Dumont Villares, a Educação Infantil encontra-se amparada em processos pedagógicos bem definidos e estruturados, oferecendo à família uma parceria que leve ao pleno desenvolvimento do potencial e das capacidades de seu filho.
Nesta etapa do aprendizado o aluno encontra um ambiente voltado para o desenvolvimento intelectual e cultural, favorecendo a construção do conhecimento e a formação de atitudes e valores sociais que levem ao bom exercício da cidadania. Destaca-se, também, a consolidação e o aprofundamento do conhecimento através do estímulo à formação de hábitos regulares de estudo.
O Ensino Fundamental I compreende as séries de 1º ao 5º ano
A saída da Educação Infantil e a entrada no Ensino Fundamental I marcam uma passagem importante na vida das crianças, pois traz uma nova dinâmica na vida escolar.
Nessa faixa etária, as referências sociais se abrem de forma crescente e o aluno começa a dar passos maiores em direção à autonomia.
Muitas rotinas escolares até então vividas sofrem mudanças e novas dinâmicas passam a fazer parte da vida escolar.
Preparar os alunos para as mudanças dessa realidade é um dos objetivos iniciais do Ensino Fundamental I do Colégio Guilherme Dumont Villares.
Frequentando um espaço especialmente destinado para esse segmento, os alunos do Ensino Fundamental I utilizam ambientes e instalações preparados para promover o trabalho formal de ensino, estudo e aprendizagem, e que estimulam a convivência social.
Nesta etapa da trajetória escolar, a escola deve motivar a criança para o diálogo, incentivando o desejo de pesquisar e buscar o que é inédito, enquanto que os conteúdos relativos aos fatos, conceitos, procedimentos e atitudes são desenvolvidos para subsidiar a compreensão da realidade, para fundamentar opiniões, para estimular a busca da informação aliada à cooperação, o respeito e a responsabilidade com o aprendizado. |
As interações entre todos e o compartilhamento das aprendizagens são valorizados, pois constituem um campo por meio do qual o mundo social guia o aluno em seu desenvolvimento. |
O Ensino Fundamental – I e II – do Colégio Guilherme Dumont Villares tem como objetivo a criação na escola de condições de aprendizagem para o desenvolvimento da capacidade de aprender a aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores humanos; o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de competências e habilidades e a formação de atitudes e valores responsáveis e construtivos; o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida.
O Ensino Fundamental II tem a duração de 4 anos e compreende o 6º, 7º, 8º e 9º anos. A partir do 6º ano, mudanças e permanências em relação ao Ensino Fundamental I marcam a vida escolar do aluno, pois se consolidam as rotinas de estudo, enquanto o aprofundamento do conhecimento sofre uma profunda e progressiva mudança, uma vez que os conhecimentos já adquiridos passam a ser utilizados em novos contextos e novas possibilidades intelectuais. É o momento em que, ao tomar contato com vários professores, ocorre uma sensível ampliação do mundo do aluno, alargando e diversificando suas experiências escolares.
No Ensino Fundamental II do Colégio Guilherme Dumont Villares, ensino e aprendizado interagem e proporcionam ao aluno diferentes formas de pensar e aprender.
Adquire e passa a viver valores como ética, cidadania, pluralidade cultural, cuidados com o meio ambiente e relações culturais, qualidades valorizadas e exigidas pelo mundo atual.
A partir dessa etapa, ele não apenas conhece a realidade, mas atua sobre ela, intervindo sobre o ambiente de forma física e mental.
No Colégio Guilherme Dumont Villares, o aluno do Ensino Fundamental II tem à disposição um diversificado currículo, uma estrutura adequada ao ensino-aprendizagem, turmas reduzidas e professores altamente capacitados. Com isso, o processo de aprendizagem torna-se mais profundo, exigente e formalizado, potencializando aquilo que vem sendo trabalhado desde o 1º ano do Ensino Fundamental I.
Com um sistema de avaliação integral e processual, possibilita-se aos educadores perceberem as dificuldades de aprendizagem, montarem estratégias e sinalizarem caminhos para a sua superação, tornando o aluno elemento ativo de sua aprendizagem e protagonista do desenvolvimento de suas competências e habilidades.
O Ensino Médio constitui a etapa final da Educação Básica. Seu caráter de terminalidade impõe a necessidade de se desenvolver uma educação voltada para o trabalho e a cidadania, afinada com a contemporaneidade e a construção de competências básicas, que situem o educando como sujeito produtor e participante do mundo em que vive. O currículo mantém as disciplinas tradicionais e é complementado por outras que possibilitam conteúdos abrangentes e interdisciplinares.
Salienta-se, ainda, o desenvolvimento da autonomia e a disposição para aprender que preparam o aluno para além dos limites impostos pelo vestibular; prepara-o para a vida futura, além de, no imediato, auxiliá-lo na construção de seu projeto pessoal de vida. |
No Ensino Médio do GDV o objetivo de caráter mais imediato é dar ao aluno plenas condições de prosseguir seus estudos com uma sólida formação geral que o qualifique a cursar com bom aproveitamento as melhores instituições de ensino superior que ele vier a escolher. |
Oportunidade de permanecer na Escola o dia todo com atividades diversificadas, acompanhamento de lição de casa e orientação para os estudos. O Colégio Guilherme Dumont Villares oferece Ensino Integral para os alunos do Nível III da Educação Infantil ao 7º ano do Ensino Fundamental II, atendendo às necessidades de famílias que buscam o apoio para o acompanhamento diário de seus filhos.
Em clima de tranquilidade, conforto e segurança, é uma opção para as famílias que se preocupam em proporcionar aos filhos um ambiente adequado ao desenvolvimento social, emocional, afetivo, físico e cognitivo das crianças.
O acompanhamento permanente dos professores garante período de recreação, cuidados para uma alimentação saudável, conforto e toda assistência necessária para os alunos durante a sua permanência no ambiente escolar.
Instrumento decisivo para a ampliação de repertório e para a criação de outras instâncias de formação, a Educação em Tempo Integral do GDV possui uma rotina planejada e adaptada às necessidades do curso, envolvendo, inclusive, atividades extraclasse, estudos dirigidos diários, conduzidos por professores preparados para este acompanhamento e dinâmicas que privilegiam o desenvolvimento da sociabilidade, da responsabilidade e da autonomia.
Prioriza referenciais que apresentam um entrelaçamento entre dois grandes âmbitos, o do Desenvolvimento Pessoal e Social e o da Ampliação do Universo Cultural da criança. Acreditamos que cada criança é um ser único que pensa, sente, observa, reflete e se expressa de maneira própria. Observando o mundo à sua volta, questionando e buscando explicações sobre a realidade, ela inicia o processo de elaboração de conhecimentos diferenciados.
Também neste momento, a escola torna-se o primeiro espaço coletivo
Onde a criança se socializa e aprende a viver em grupo. No Colégio Guilherme Dumont Villares, a Educação Infantil encontra-se amparada em processos pedagógicos bem definidos e estruturados, oferecendo à família uma parceria que leve ao pleno desenvolvimento do potencial e das capacidades de seu filho.
Tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores humanos; o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de competências e habilidades e a formação de atitudes e valores responsáveis e construtivos; o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida.
No Colégio Guilherme Dumont Villares, nesta etapa do aprendizado o aluno encontra um ambiente voltado para o desenvolvimento intelectual e cultural, favorecendo a construção do conhecimento e a formação de atitudes e valores sociais que levem ao bom exercício da cidadania. Também destacamos a consolidação e o aprofundamento do conhecimento através do estímulo à formação de hábitos regulares de estudo.
Ensino Fundamental I
O Ensino Fundamental I compreende as séries de 1º ano ao 5º ano. A saída da Educação Infantil e a entrada no Ensino Fundamental I marcam uma passagem importante na vida das crianças, pois traz uma nova dinâmica na vida escolar. Muitas rotinas escolares até então vividas sofrem mudanças e novas dinâmicas escolares passam a fazer parte da rotina das crianças. Nessa faixa etária, as referências sociais se abrem de forma crescente e o aluno começa a dar passos maiores em direção à autonomia.
Frequentando um espaço especialmente destinado para esse segmento
Os alunos do Ensino Fundamental I utilizam ambientes e instalações preparados para promover o trabalho formal de ensino, estudo e aprendizagem, e que estimulam a convivência social.
Nesta etapa da trajetória escolar, a escola deve motivar a criança para o diálogo, incentivando o desejo de pesquisar e buscar o que é inédito, enquanto que os conteúdos relativos aos fatos, conceitos, procedimentos e atitudes são desenvolvidos para subsidiar a compreensão da realidade, para fundamentar opiniões, para estimular a busca da informação aliada à cooperação, o respeito e a responsabilidade com o aprendizado.
tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores humanos; o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de competências e habilidades e a formação de atitudes e valores responsáveis e construtivos; o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida.
No Colégio Guilherme Dumont Villares, nesta etapa do aprendizado o aluno encontra um ambiente voltado para o desenvolvimento intelectual e cultural, favorecendo a construção do conhecimento e a formação de atitudes e valores sociais que levem ao bom exercício da cidadania. Também destacamos a consolidação e o aprofundamento do conhecimento através do estímulo à formação de hábitos regulares de estudo.
Ensino Fundamental II
O Ensino Fundamental II tem a duração de 4 anos e compreende o 6º, 7º, 8º e 9º anos. A partir do 6º ano, mudanças e permanências em relação ao Ensino Fundamental I marcam a vida escolar do aluno, pois se consolidam as rotinas de estudo, enquanto o aprofundamento do conhecimento sofre uma profunda e progressiva mudança, uma vez que os conhecimentos já adquiridos passam a ser utilizados em novos contextos e novas possibilidades intelectuais.
No Ensino Fundamental II do Colégio Guilherme Dumont Villares
Ensino e aprendizado interagem e proporcionam ao aluno diferentes formas de pensar e aprender. A partir dessa etapa, ele não apenas conhece a realidade, mas atua sobre ela, intervindo sobre o ambiente de forma física e mental. Adquire e passa a viver valores como ética, cidadania, pluralidade cultural, cuidados com o meio ambiente e relações culturais, qualidades valorizadas e exigidas pelo mundo atual.
No Colégio Guilherme Dumont Villares, o aluno do Ensino Fundamental II tem à disposição um diversificado currículo, uma estrutura adequada ao ensino-aprendizagem, turmas reduzidas e professores altamente capacitados. Com isso, o processo de aprendizagem torna-se mais profundo, exigente e formalizado, potencializando aquilo que vem sendo trabalhado desde o 1º ano do Ensino Fundamental I.
Com um sistema de avaliação integral e processual, possibilita-se aos educadores perceberem as dificuldades de aprendizagem, montarem estratégias e sinalizarem caminhos para a sua superação, tornando o aluno elemento ativo de sua aprendizagem e protagonista do desenvolvimento de suas competências e habilidades.
Seu caráter de terminalidade impõe a necessidade de se desenvolver uma educação voltada para o trabalho e a cidadania, afinada com a contemporaneidade e a construção de competências básicas, que situem o educando como sujeito produtor e participante do mundo em que vive. O currículo mantém as disciplinas tradicionais e é complementado por outras que possibilitam conteúdos abrangentes e interdisciplinares.
No Ensino Médio do GDV o objetivo de caráter mais imediato é dar ao aluno plenas condições de prosseguir seus estudos com uma sólida formação geral que o qualifique a cursar com bom aproveitamento as melhores instituições de ensino superior que ele vier a escolher. Salienta-se, ainda, o desenvolvimento da autonomia e a disposição para aprender que preparam o aluno para além dos limites impostos pelo vestibular; prepara-o para a vida futura, além de, no imediato, auxiliá-lo na construção de seu projeto pessoal de vida.
Oportunidade de permanecer na Escola o dia todo com atividades diversificadas, acompanhamento de lição de casa e orientação para os estudos. O Colégio Guilherme Dumont Villares oferece Período Integral para os alunos do Nível III da Educação Infantil ao 6º ano do Ensino Fundamental, atendendo às necessidades de famílias que buscam o apoio para o acompanhamento diário de seus filhos.
Em clima de tranquilidade, conforto e segurança, o Período Integral é uma opção para as famílias que se preocupam em proporcionar aos filhos um ambiente adequado ao desenvolvimento social, emocional, afetivo, físico e cognitivo das crianças. O acompanhamento permanente dos professores garante período de recreação, cuidados para uma alimentação saudável, conforto e toda assistência necessária para os alunos durante a sua permanência no ambiente escolar.
Instrumento decisivo para a ampliação de repertório e para a criação de outras instâncias de formação
A Educação em Tempo Integral do GDV possui uma rotina planejada e adaptada às necessidades do curso, envolvendo, inclusive, atividades extraclasse, estudos dirigidos diários, conduzidos por professores preparados para este acompanhamento e dinâmicas que privilegiam o desenvolvimento da sociabilidade, da responsabilidade e da autonomia.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Ateliê de artes plásticas
Sala ambiente com 70 m² destinada à realização das aulas de Educação Artística e das Oficinas de Arte. Aulas de pintura, desenho, quadrinhos e outras manifestações artísticas são realizadas neste ambiente provido de bancadas especiais para o desenvolvimento dos trabalhos.
Salas multimídia
Salas com recursos de multimídia que oferecem ao aluno a oportunidade de aprender de forma interativa. Esses espaços possuem lousa interativa, projetor multimídia, TV de plasma, DVD e sonorização ambiente. Possuem rede Wireless, o que permite o uso de notebooks e netbooks por alunos e professores.
Laboratório de robótica
Espaço com os mais modernos recursos tecnológicos que permitem aproximar os alunos do cotidiano dos sistemas automatizados através de protótipos que simulam essas realidades.
Ginásio para a prática de ginástica
Espaço exclusivo para a prática das variadas modalidades da ginástica. Conta com a última geração de equipamentos esportivos.
Laboratórios de informática
Três amplos laboratórios com acesso à Internet, computadores, programas educativos e aplicativos de última geração possibilitam ao aluno do GDV o acesso imediato à informação e à comunicação.
Enfermaria
A Enfermaria do Colégio Guilherme Dumont Villares está equipada para dar o primeiro atendimento aos alunos da escola, bem como foca seu trabalho na reeducação e formação de uma nova cultura de atendimento escolar, pautadas por um amplo programa de orientação da comunidade.
Ludoteca
Sala-ambiente com 65m² destinada a trabalhos de estimulação básica sensorial, por meio de recursos concretos. Especialmente projetada, a Ludoteca reúne desde materiais pedagógicos para o desenvolvimento sensório-motor, raciocínio lógico-matemático, coordenação visomotora até recursos para o aprimoramento da acuidade auditiva.
Anfiteatro
Com capacidade para 100 pessoas, é um espaço destinado a palestras, aulas magnas, seminários, debates, dramatizações e cursos de reciclagem. O Anfiteatro do GDV está equipado com modernos sistemas de sonorização, projeção audiovisual e recursos de data show, sendo mais um espaço de aprendizagem da escola.
Laboratórios de idiomas
Espaços de última geração, equipados com 40 cabines individuais, dão o suporte necessário ao ensino de Língua Estrangeira, ministrado em parceria com o CEL-LEP.
Biblioteca
Provida de um acervo respeitável de títulos e periódicos, ela é o ponto de encontro onde não só se pesquisa como se usufrui de diversas fontes de informação disponibilizadas aos alunos, tais como, livros, jornais, revistas, documentos, mapas, memória fotográfica e acesso monitorado à Internet para pesquisas escolares.
Quadras poliesportivas
A escola possui quadras poliesportivas cobertas. Nelas acontecem as aulas de Educação Física Avaliação e os programas específicos e treinos para cada modalidade esportiva.
Laboratórios científicos
Dois espaços especiais, totalmente equipados, destinados às aulas de Biologia, Ciências, Química e Física. Semanalmente, nestes espaços de 50m² são ministradas as aulas práticas das disciplinas e despertadas a curiosidade e o saber científico.
Salas de Aula
São 55 salas de aula convencionais, com uma área de 42m² cada, onde se desenvolvem as aulas específicas das disciplinas tradicionais do currículo de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. As aulas da parte diversificada do currículo são ministradas em salas ambiente próprias para cada modalidade.
Advanced Language Training (Advanced). 2 módulos (Master AD M e Plus AD P) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 ou 3 vezes por semana.
Intermediate Language Program (Intermediate, High Intermediate e Pre Advanced). 2 módulos (IN 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 ou 3 vezes por semana. 2 módulos (HI 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 ou 3 vezes por semana. 2 módulos (PA 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 ou 3 vezes por semana.
Interactive English Course (Basic e Pre Intermediate). Para alunos de nível básico e pré-intermediário a partir do 8º ano do E. Fundamental II. 2 módulos (ES 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 vezes por semana. 2 módulos (PI 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 vezes por semana.
Teens Intermediate (Intermediário) – 2 módulos (TI 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 vezes por semana a partir do 6º ano do Ensino Fundamental II.
Teens English Course (Basic TC 1, 2, 3 e 4 e Pre Intermediate TP 1 e 2) – 6 módulos – 50 min. 2 vezes por semana a partir do 6º ano do Ensino Fundamental II.
2 módulos (PT 1 e 2) – 50 min. 2 vezes por semana durante o 5º ano do E. Fundamental I.
6 módulos (K1A, K1B, K1C, K2A, K2B, K2C) – 50 min. 2 vezes por semana a partir do 2º ano do E. Fundamental I.
4 módulos anuais (PK 1, 2, 3 e 4) – 50 min. 2 vezes por semana a partir do Nível 2 da Educação Infantil.