MUSICAL CONTA A HISTÓRIA DO BRASIL

MUSICAL CONTA A HISTÓRIA DO BRASIL

Projeto CANTATA

Um trabalho de produção coletiva, de pesquisa e de composição das músicas. Feito em parceria com as áreas de História e Geografia e que teve como tema a História do Brasil e de comemoração dos 50 anos da Tropicália. Assim poderíamos descrever o Projeto Cantata, desenvolvido pela disciplina de Educação Musical do Colégio Guilherme Dumont Villares, sob o comando da Professora Adriana Ferro. Mas ele é muito mais que isso.

Além de constituir um trabalho de coroamento da finalização do Ensino Fundamental I para os alunos do 5.º ano, a prática pedagógica envolveu uma ação coletiva, realizada em grupo nas aulas de Música e História, onde estiveram presentes os conceitos de interdisciplinaridade e trabalho colaborativo.

Para a realização do projeto, foram escolhidos alguns temas da História do Brasil (escravidão, Inconfidência Mineira, ditadura, etc.) e construiu-se uma linha do tempo que seria contada através da música. Após uma etapa de pesquisa sobre os eventos históricos selecionados, os alunos partiram para a realização de um musical: a Cantata. Todas as músicas foram compostas pelos alunos e cada tema foi abordado por um ritmo musical diferente. A apresentação para o público aconteceu no dia 30 de novembro e foi acompanhada de narrações dos fatos históricos abordados no musical em textos preparados pelos próprios alunos.

Essa foi a primeira apresentação do Projeto Cantata, que nos próximos anos trabalhará com a construção coletiva do conhecimento através da música utilizando outras áreas do conhecimento e disciplinas do currículo.