“Jovens Empreendedores – Aprender a Empreender”

“Jovens Empreendedores – Aprender a Empreender”

A escola precisa preparar o aluno para a vida, para o mercado de trabalho, para o desenvolvimento de competências duráveis e para o desenvolvimento de suas potencialidades criativas. Para isso, é necessário dar ao aluno a possibilidade de desenvolver competências múltiplas, que incentivem atitudes empreendedoras, a autonomia, o comprometimento e a autoconfiança, entre outros.

No Colégio Guilherme Dumont Villares, o programa “Jovens Empreendedores – Aprender a Empreender”, objetiva potencializar o espírito empreendedor dos alunos por meio de uma formação que os capacite a enfrentarem os desafios futuros da vida e do mercado de trabalho. Para esse fim, procura-se despertar e formar a consciência proativa, desenvolver a competência para viver e trabalhar em grupo de modo cooperativo e ajudá-lo a disseminar a cultura empreendedora.

Nas atividades de empreendedorismo desenvolvidas no currículo escolar são trabalhadas e/ou lapidadas as habilidades e as competências de cada aluno através das dinâmicas de grupo, das vivências “in loco” do funcionamento de algumas empresas, jogos, pesquisas intra e extraclasse. Todas as atividades se propõem a desenvolver atitudes como: fortalecimento da autoestima, a busca por conhecimento e oportunidades, colaboração e solidariedade no trabalho em equipe, consumo consciente, concorrência e liderança ética, respeito e convivência com as diversidades, persistência, independência e autoconfiança.

  • Jovens Empreendedores – Primeiros Passos

Os primeiros passos do espírito empreendedor devem ser dados em sala de aula. Essa tem sido a tônica da iniciativa pioneira do Colégio Guilherme Dumont Villares junto aos alunos do Ensino Fundamental (1.º ao 9.º ano) através da proposta “Aprendendo a Empreender” e com o curso Jovens Empreendedores – Primeiros Passos, desenvolvidos pela escola.

Em parceria com o SEBRAE/SP, desde 2003 o curso “Jovens Empreendedores” vem formando pequenos empreendedores através de atividades curriculares que propiciam ao aluno conhecer o mundo dos negócios e dar os primeiros passos rumo ao futuro sucesso profissional. Atividades lúdicas, pesquisas e dinâmicas envolventes estimulam as crianças a pensar e a agir de modo empreendedor, incentivam a tomada de decisões e o trabalho em equipe para, finalmente, voltar-se para o desafio da abertura de um negócio próprio.

A metodologia do programa contempla a vivência do aluno nas diversas fases do curso e o tema proposto a cada série é adequado á faixa etária correspondente. Desde 2005, o Programa Jovens Empreendedores – Primeiros Passos passou a ser desenvolvido como disciplina curricular para os alunos do Ensino Fundamental I (1.º ao 5.º ano), compondo a grade curricular obrigatória da escola e enriquecendo a ação educativa do GDV.

O curso tem a duração de 96 horas anuais, ministradas de março a novembro, e está devidamente legitimado no currículo escolar como disciplina eletiva, compondo-se de três módulos:

– Primeiro Módulo: treinamento motivacional. Seu objetivo é reforçar o espírito empreendedor, desenvolver o potencial de criatividade, comunicação e negociação;

– Segundo Módulo: dedicado ao planejamento do negócio. Abrange o ambiente empresarial, produto e processo, finanças e custos e elaboração de plano de negócios;

– Terceiro Módulo: constituição da empresa, aspectos societários e legais, tributários e trabalhistas. Durante o desenvolvimento do processo, os alunos criam uma empresa fictícia e a gerenciam. Anualmente, os resultados do projeto podem ser conferidos na Feira do Pequeno Empreendedor do Colégio Guilherme Dumont Villares.