Jornada das Profissões: de olho no futuro

Jornada das Profissões: de olho no futuro

No dia 04 de junho, o Colégio Guilherme Dumont Villares realizou 28ª edição da Jornada das Profissões – GDV, iniciativa da disciplina Projeto de Vida – Empreendedorismo Criativo, destinada aos alunos do 9º ano/Fundamental e do Ensino Médio sobre profissões e a realidade do mundo acadêmico e do trabalho.

A XXVIII Jornada, destinada a alunos e familiares, foi aberta com um  talk show intitulado Acorda Brasil – Da cidade para o cam´po, do campo para a cidade?, apresentado pelo professor Alan Moraes, que comandou ampla discussão sobre o mundo da economia e do trabalho com profissionais especialmente convidados, professores Alex Macedo, Christian Lohbauer, Ivan Wekedin e Luis Carlos Berti, com ênfase  nos desafios futuros da economia brasileira e nas oportunidades do agronegócio no país.

Após o talk show, os alunos foram distribuídos em diferentes espaços da escola para o encontro com profissionais de 16 diferentes carreiras, que esclareceram dúvidas sobre a formação necessária, mercado de trabalho e as exigências solicitadas ao profissional das próximas décadas. No Colégio Guilherme Dumont Villares, a orientação para a futura escolha profissional é prioridade e a possibilidade de estabelecer contato com profissionais bem sucedidos de diferentes segmentos enriquece o repertório de informações e conhecimentos de estudantes, propiciando segurança em suas escolhas.

O evento também estimula os jovens a aprimorar o autoconhecimento e a realizar uma reflexão sobre questões relativas à escolha profissional, confrontando-as com os valores pessoais e sociais. Além disso, contribui para a construção de um Projeto de Vida e de uma identidade profissional comprometida com uma sociedade humana, justa e sustentável.