GDV promove mais uma edição da Gincana Cultural e Esportiva.

GDV promove mais uma edição da Gincana Cultural e Esportiva.

Coordenador da Gincana valoriza o evento pela integração entre alunos e a comunidade.

O Colégio Guilherme Dumont está promovendo a 19ª Gincana Cultural e Esportiva, com participações de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. No evento, eles são desafiados a diversas atividades como jogos de futebol, circuitos, cabos de guerra, arco e flecha, jogos eletrônicos e danças realizadas na Festa Junina.  Além disso, há a arrecadação de alimentos para entidades beneficentes, coleta de lixo eletrônico e doação de sangue, valorizando o humanismo nestas tarefas.  O site entrevistou o coordenador de Educação Física, Esportes e Lazer, Leandro Marques, a respeito da importância do evento para o colégio, alunos e colaboradores.

Qual a importância da gincana para o colégio GDV?

A gincana está na sua 19ª edição. O objetivo principal dela é a gente fazer a interação dos alunos, juntar a comunidade escolar, os alunos se conhecerem entre os anos e não ficarem só nos anos em que estudam. Com os pais, também fazemos muitas campanhas de solicitação, arrecadação, que acaba sendo depois o outro foco, que é no social. A gente ajuda muita gente. Esse ano, a gente está fazendo arrecadação de alimentos, doação de sangue e plaquetas em parceria com o Hospital Albert Einstein e coleta de lixo eletrônico para tirar do meio-ambiente, direcionando para uma reciclagem com a possibilidade de virar computadores para escolas públicas que não têm condições de contar com um laboratório de informática. Os alunos batalham entre eles na gincana, mas com um pensamento para o bem maior.

Os alunos valorizam e sabem a importância de participar deste evento?

Sim, com certeza. A gente vem acompanhando um crescimento na participação da gincana, ano a ano. Esse ano, quase todos os alunos do período da manhã estiveram presentes. Então, é muito bacana isso. Eles estão comprometidos e sabem exatamente o valor disso. Lógico que tem a competitividade interna deles de equipe para equipe, mas o foco é o bem maior e a ajuda ao próximo.

Alimentos são arrecadados durante a Gincana e enviados para instituições parceiras da escola.

Esse evento é importante também como demonstração de preocupação com o ser humano, saindo da sala de aula?

Com certeza. Esse é um dos pontos altos do GDV, que é trabalhar o aluno como um ser humano global. Então, o trabalho social, esportivo, mais de 60 cursos eletivos oferecidos, isso tudo é para a formação de um grande cidadão, acima de tudo. Foco sim no estudo, pedagógico, mas com a formação de um bom caráter. Isso o GDV preza muito e a gincana colabora muito com isso. O aluno sai um pouco da vivência de sala de aula e fica sabendo trabalhar em equipe, lidar com frustrações de derrotas e saber que trabalhando juntos e unidos, vão conseguir um êxito maior.