GDV na final da Olimpíada de Química 2022

GDV na final da Olimpíada de Química 2022

No dia 11 de junho aconteceu a etapa final da Olimpíada de Química 2022, organizada pela Associação Brasileira de Química. O tema da OQSP-2022 é “PROCESSOS QUÍMICOS PARA RECICLAGEM DO LIXO ELETRÔNICO e os estudantes de ensino médio foram desafiados a desenvolverem nas duas fases da competição redações sobre o tema indicado.

O Colégio Guilherme Dumont Villares participou da olimpíada com a equipe formada pelos alunos da 3.ª série do Ensino Médio – Itinerário 2 – João Gabriel Figueiredo de Souza, Lorrayne Arevalo, Rafaell Telg, Rafael Proveti e Rafael Odierna, que, sob a orientação da Professora Regina Nakai pesquisou, redigiu e realizou experiência prática no laboraório, tudo registrado e enviado aos organizadores.

Classificados para a segunda e última fase da Olimpíada de Química, cada equipe escolheu um representante na competição e o escolhido para representar o GDV foi o aluno João Gabriel, que buscou se preparar, inclusive fora da escola, ´para bem representar o GDV. E o resultado não pode ser melhor. Tendo como base a abrangência nacional da olimpíada, João Gabriel colocou o GDV entre os 150 melhores resultados. Para a professora, pelo pouco tempo que tiveram de preparação para uma olimpíada extrememente exigente, nossos alunos fizeram bonito, pois levaram a proposta à sério e se empenharam muito na superação dos desafios propostos.

Além da parte de prova, a Olimpíada de Química contou com uma área de convivência entre estudantes e professores, ~que tiveram a oportunidade de assistir a palestra de profissionais da Brasken e visitar os laboratórios do Instituto de Química da USP . Também acompanharam o Show de Química e a intervenção do Professor Henrique Toma, do IQ-USP e titular da Academia Brasileira de Ciências ma área de Ciências Químicas, sobre Nanotecnologia.

Para a professora Regina, a equipe do GDV, representada na fase final pelo João Gabriel, tem o merecido reconhecimento pela pesquisa e escrita sobre o tema “ Processos Químicos para Reciclagem do Lixo Eletrônico”. Para ela, todos são vencedores pelo esforço, dedicação e superação ao representarem a comunidade GDV.

As Olimpíadas de Química têm grande importância por, além de revelar grandes talentos em Química, são um instrumento de aprendizagem para os estudantes e podem servir como suporte para futuras escolhas profissionais na área.