Ensino Fundamental – Anos Iniciais

O desenvolvimento segue em direção ao futuro com o Colégio GDV, e cada etapa cruzada pelos alunos ganha novas experiências. Com uma carga sólida de projetos que incentivam o aprendizado, a autonomia, o empreendedorismo e o convívio social em harmonia, os Anos Iniciais do Ensino Fundamental estão prontos para introduzir novas dinâmicas aos alunos, que terão todas as oportunidades para aproveitá-las.

Visão Geral

Com atividades que priorizam a autonomia, como “Pequeno Leitor”, e introduções a novas áreas temáticas, como as primeiras aulas de Informática, os Anos Iniciais do Ensino Fundamental expandem as possibilidades iniciadas na Educação Infantil rumo a uma nova meta: o protagonismo de cada aluno em seu desenvolvimento individual conforme os pilares educacionais abordados na Educação Infantil – cognitivo, atitudinal e socioemocional – se aliam a novos conceitos no Ensino Fundamental, garantindo uma estrutura abrangente para o projeto pedagógico.

As áreas curriculares crescem junto com os alunos: a Psicomotricidade, que se dedica à compreensão do corpo em movimento, pode dar seus primeiros passos rumo às práticas esportivas, enquanto a Música, aliada a noções de corpo, ritmo e matemática, também vai ganhando maior complexidade de acordo com o desenvolvimento dos alunos. A partir do segundo ano do Ensino Fundamental, inclusive, os alunos têm a chance de apresentar seus talentos musicais no Projeto Cotovia, que, junto ao Coral, compõe o estímulo constante do Colégio à musicalização.

Novas Conquistas

Onde houver a possibilidade de desenvolver as capacidades de cada aluno, o Colégio GDV procura viabilizar histórias de sucesso. Na Matemática, por exemplo, o Colégio GDV tem uma trajetória de conquistas em Olimpíadas e competições diversas a partir dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Em 2022, liderados pela Professora Naomi, alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio GDV foram medalhistas de ouro na OIMC (Olimpíada Internacional de Matemática e Conhecimento) – e o êxito dos alunos em Olimpíadas também segue sendo estimulado e gerando resultados ao longo dos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

O desempenho dos alunos também é celebrado, a partir dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, com a Medalha de Honra ao Mérito, destinada aos alunos com notas acima de 8,0 em todas as disciplinas. Os alunos medalhistas participam de um sorteio de bolsas de estudo de 50% do valor da anuidade.

Acolher com Direcionamento: o Projeto Considere Continua

Dando seguimento aos passos iniciados na Educação Infantil, o Projeto Considere continua nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental expandindo seus conceitos: entra em jogo o empreendedorismo criativo.

 

O Projeto Considere segue abordando questões socioemocionais de acordo com a faixa etária de cada turma, ampliando sua temática para entender o empreendedorismo criativo como um espaço de protagonismo para os alunos em um momento do desenvolvimento rico em curiosidade e exploração. Para adentrar essas vivências na prática, o Projeto Considere conta com um aliado: o Projeto Pequeno Empreendedor.

Projeto Pequeno Empreendedor

No Projeto Pequeno Empreendedor, executado ao longo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), os alunos entram em contato com seus próprios impulsos criativos e descobrem a importância de confiar em si mesmos. As atividades estimulam o compartilhamento de experiências em um ambiente colaborativo no qual os alunos são os protagonistas, aprendendo a organizar informações, planejar metas e gerar resultados – tudo em uma linguagem acessível aos alunos e em harmonia com seus interesses. São as primeiras etapas para a construção de um projeto de vida.

Projeto Água É Vida: Anos Iniciais

O Projeto Água É Vida, que se estende do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, é uma vivência interdisciplinar centrada em um ponto muito próximo à realidade dos alunos: o Córrego Caboré, vizinho ao Colégio GDV. Com a sustentabilidade como foco, a partir de diferentes óticas a depender da faixa etária das turmas, o Córrego Caboré se torna objeto de estudos e propostas no Projeto Água É Vida. O tratamento da água do Córrego pode ser o objetivo do Projeto, mas seu percurso é muito mais extenso: desde as pesquisas para localizar a nascente do córrego até a avaliação da qualidade da água, o Projeto Água É Vida tem uma atuação marcante na região do Colégio, chegando inclusive a gerar intervenções por parte dos órgãos públicos notificados. A participação de cada turma no Projeto é relacionada aos temas pertinentes à sua grade curricular; dessa forma, uma experiência de profundo compromisso social também dialoga com os temas estudados em sala de aula.

Conheça os cursos eletivos oferecidos pela Associação de Pais e Mestres do Colégio GDV.

Entre em Contato

Av. Dr. Guilherme Dumont Vilares, 723
São Paulo, SP 05640-001

Venha conhecer

Agende uma visita em nosso site e preencha as informações solicitadas. Entraremos em contato em breve.

Nossa equipe entrará em contato pelos canais de comunicação informados para confirmar sua visita.

Chegou o dia de sua visita! Não hesite em tirar suas dúvidas. Sabemos o quão importante é fazer uma escolha bem informada e estaremos à disposição para esclarecer qualquer detalhe.

AGENDA
MENTO

Descubra como seu filho pode conquistar o mundo!
Agende uma visita.