Encontro Regional PEA-UNESCO/SP 2020

Encontro Regional PEA-UNESCO/SP 2020

Intervenção do Prof. Dr. Rui Fava

Ações educativas efetivas voltadas à Fitossanidade e de proteção da Biodiversidade

No dia 15 de fevereiro aconteceu, nas dependências do Colégio Guilherme Dumont Villares, o Encontro das Escolas Associadas da UNESCO, Regional São Paulo. Com a presença de mais de trezentos educadores, representando escolas públicas e privadas associadas do estado de São Paulo, o Encontro foi marcado por intervenções de diversos especialistas que deram suas contribuições para as comemorações e projetos escolares relativos ao Ano Internacional da Fitossanidade, que está sendo comemorado em 2020.

Esta é mais do que uma data a ser celebrada. No encerramento da Década da Biodiversidade (2011 a 2020), as Nações Unidas reforçam e encorajam os governos e a sociedade civil a trabalharem de forma conjunta, para implementarem planos estratégicos de preservação da natureza e, mais que isso, garantir às atuais e futuras gerações plantas saudáveis, livres de pragas e organismos causadores de doenças.

Aberto pela Coordenadora Regional da Rede PEA-UNESCO SÃO PAULO, Prof.ª Eliana Baptista Pereira Aun, Diretora Geral do Colégio Guilherme Dumont Villares, no encontro os educadores presentes puderam acompanhar intervenções de especialistas que abordaram temas concernentes à Educação para o Século XXI e ao Ano Internacional da Fitossanidade

O Reitor do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, Prof. Dr. José Carlos de Souza Júnior, proferiu a palestra “Transformação Digital das Instituições de Ensino e a Formação Nexialista”, palavra originária do latim NEXUS, que significa conexão, surgida na década de 1950, no livro “The Voyage of the Space Beagle”, de Alfred Elton Van Gogt.  Ele retomou o debate sobre a formação profissional entre Generalistas eEspecialistas, alertando o público que, independente da escolha do jovem, hoje o mercado está aberto a profissionais que saibam trabalhar em equipe, de forma colaborativa, e essa deve ser  uma diretriz das instituições de ensino.  

“É preciso agir no presente para construir a Educação do Amanhã” foi o tema da intervenção realizada pelo Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Católica de Santa Fé (UCSF), Argentina, e ex-Reitor da Universidade de Cuiabá (UNIC) e da Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR), Prof. Dr. Rui Fava. O professor alerta que, no mundo em que vivemos, os  currículos escolares, em todos os níveis, necessitam desenvolver a “Acuidade Mental”, indivíduos que pensem (inteligência cognitiva); saibam manear suas emoções, tenham empatia (inteligência emocional); atitude de agir, realizar, transformar, adotar, se adaptar (inteligência volitiva); habilidade de discernir, buscar a essência, separar o que é importante e útil daquilo que é descartável, escolher, decidir em meio ao caos, obscuridade, incertezas (inteligência decernere). Para ele, se fizermos uma hierarquia das quatro inteligências, as mais importantes são a volitiva e a decernere. São essas que deverão mobilizar as outras duas inteligências, pois tem a ver com a proatividade, o fazer, o aplicar, o empreendedorismo e não o contrário. Os educadores tradicionais valorizam demais o saber pensar, mas hoje isso não significa nada se não vier acoplado ao aplicar.

Já o Ano Internacional da Saúde Vegetal Fitossanidadecontou com as intervenções de Daniela CamargoCoordenadora de Comunicação da CropLife Brasil, associação que difunde e ampara a Sustentabilidade e as Boas Práticas Agrícolas, a Ciência e a Inovação na Agriculturae deAnna Letícia Malagoli da Silva – Coordenadora de Educação da inpEV, que apresentou o Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, que visa à Saúde Vegetal e à Responsabilidade Compartilhada dos Resíduos Sólidos, especialmente produzido para alunos da Educação Básica.

No Encontro Regional, a Rede PEA-UNESCO demonstrou seu compromisso com a Sustentabilidade, quando oito educadores receberam das mãos do Sr. Fernando Perfeito – Movimento Greenk – a Premiação das Escolas PEA-UNESCO que se destacaram na categoria de Descarte de Lixo Eletrônico, ocorrida no Greenk Tech Show 2019, momento que contou com a presença do Sr. Gustavo André Fernandes Lima, membro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

A Profª. Myriam Viegas Tricate – Coordenadora Nacional das Escolas Associadas à UNESCO – BR, apresentou sua mensagem e informou às escolas da Rede que o Encontro Regional da Rede PEA-UNESCO será realizado entre os dias 23 e 25 de setembro, na cidade de Campos do Jordão.

Como resultado, no Encontro da Regional São Paulo da Rede PEA-UNESCO foi firmado o compromisso de cada escola associada em tomar medidas concretas para proteger e gerenciar os recursos naturais e criar ações educativas voltadas à proteção da biodiversidade e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo como eixo o Ano Internacional da Fitossanidade.