Em Atividade Integradora, alunos criam partidos políticos e propõem soluções para o Brasil

Em Atividade Integradora, alunos criam partidos políticos e propõem soluções para o Brasil

Durante o mês de maio, alunos do Itinerário 3, do Ensino Médio, foram desafiados a realizar uma ação interdisciplinar na qual deveriam criar “Partidos Políticos”, em que não só as agendas políticas mas também as práticas fossem orientadas pela ética e com o compromisso inalienável com a sustentabilidade e pelos direitos humanos, principalmente os de terceira geração que tem como elementos principais as ideias de fraternidade e solidariedade, expressas nos direitos difusos e coletivos que são conhecidos como direitos transindividuais, isto é, direito ao progresso sustentável; direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado; direito à autodeterminação dos povos; direito do consumidor.

Desta forma, o principal documento norteador das criações e dos programas desses partidos políticos foi a Agenda 2030, ou seja, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além da base de dados e indicadores sociais do ODS no Brasil (fornecida pela plataforma do IBGE e IPEA). Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Divididos em quatro grupos, os estudantes tiveram que,a aprtir dos conteúdos dos diversos campos de estudo,optar por uma linha ideológica, nomear o partido, escrever um manifesto justificando a sua criação e criar um programa partidário com base nas ODSs que lhes foram designadas. Por último, criaram um vídeo de propaganda partidária, onde apresentavam seus canddatos e o programa do partido para o “eleitor”.

A finalização da atividade integradora aconteceu no dia 26 de maio, quando os grupos apresentaram seus partidos e vídeos para uma banca examinadora compposta pelos professores de todos os campos de estudo do Itinerário 3.