A Educação Infantil no Colégio Guilherme Dumont Villares é a primeira etapa da Educação Básica e prioriza referenciais que apresentam um entrelaçamento entre dois grandes âmbitos, o do Desenvolvimento Pessoal e Social e o da Ampliação do Universo Cultural da criança.
Acreditamos que cada criança é um ser único que
Observando o mundo à sua volta, questionando e buscando explicações sobre a realidade, ela inicia o processo de elaboração de conhecimentos diferenciados. Também neste momento, a escola torna-se o primeiro espaço coletivo onde a criança socializa e aprende a viver em grupo.
No Colégio Guilherme Dumont Villares, a Educação Infantil encontra-se amparada em processos pedagógicos bem definidos e estruturados, oferecendo à família uma parceria que leve ao pleno desenvolvimento do potencial e das capacidades de seu filho.
Nesta etapa do aprendizado o aluno encontra um ambiente voltado para o desenvolvimento intelectual e cultural, favorecendo a construção do conhecimento e a formação de atitudes e valores sociais que levem ao bom exercício da cidadania. Destaca-se, também, a consolidação e o aprofundamento do conhecimento através do estímulo à formação de hábitos regulares de estudo.
O Ensino Fundamental I compreende as séries de 1º ao 5º ano
A saída da Educação Infantil e a entrada no Ensino Fundamental I marcam uma passagem importante na vida das crianças, pois traz uma nova dinâmica na vida escolar.
Nessa faixa etária, as referências sociais se abrem de forma crescente e o aluno começa a dar passos maiores em direção à autonomia.
Muitas rotinas escolares até então vividas sofrem mudanças e novas dinâmicas passam a fazer parte da vida escolar.
Preparar os alunos para as mudanças dessa realidade é um dos objetivos iniciais do Ensino Fundamental I do Colégio Guilherme Dumont Villares.
Frequentando um espaço especialmente destinado para esse segmento, os alunos do Ensino Fundamental I utilizam ambientes e instalações preparados para promover o trabalho formal de ensino, estudo e aprendizagem, e que estimulam a convivência social.
Nesta etapa da trajetória escolar, a escola deve motivar a criança para o diálogo, incentivando o desejo de pesquisar e buscar o que é inédito, enquanto que os conteúdos relativos aos fatos, conceitos, procedimentos e atitudes são desenvolvidos para subsidiar a compreensão da realidade, para fundamentar opiniões, para estimular a busca da informação aliada à cooperação, o respeito e a responsabilidade com o aprendizado. |
As interações entre todos e o compartilhamento das aprendizagens são valorizados, pois constituem um campo por meio do qual o mundo social guia o aluno em seu desenvolvimento. |
O Ensino Fundamental – I e II – do Colégio Guilherme Dumont Villares tem como objetivo a criação na escola de condições de aprendizagem para o desenvolvimento da capacidade de aprender a aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores humanos; o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de competências e habilidades e a formação de atitudes e valores responsáveis e construtivos; o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida.
O Ensino Fundamental II tem a duração de 4 anos e compreende o 6º, 7º, 8º e 9º anos. A partir do 6º ano, mudanças e permanências em relação ao Ensino Fundamental I marcam a vida escolar do aluno, pois se consolidam as rotinas de estudo, enquanto o aprofundamento do conhecimento sofre uma profunda e progressiva mudança, uma vez que os conhecimentos já adquiridos passam a ser utilizados em novos contextos e novas possibilidades intelectuais. É o momento em que, ao tomar contato com vários professores, ocorre uma sensível ampliação do mundo do aluno, alargando e diversificando suas experiências escolares.
No Ensino Fundamental II do Colégio Guilherme Dumont Villares, ensino e aprendizado interagem e proporcionam ao aluno diferentes formas de pensar e aprender.
Adquire e passa a viver valores como ética, cidadania, pluralidade cultural, cuidados com o meio ambiente e relações culturais, qualidades valorizadas e exigidas pelo mundo atual.
A partir dessa etapa, ele não apenas conhece a realidade, mas atua sobre ela, intervindo sobre o ambiente de forma física e mental.
No Colégio Guilherme Dumont Villares, o aluno do Ensino Fundamental II tem à disposição um diversificado currículo, uma estrutura adequada ao ensino-aprendizagem, turmas reduzidas e professores altamente capacitados. Com isso, o processo de aprendizagem torna-se mais profundo, exigente e formalizado, potencializando aquilo que vem sendo trabalhado desde o 1º ano do Ensino Fundamental I.
Com um sistema de avaliação integral e processual, possibilita-se aos educadores perceberem as dificuldades de aprendizagem, montarem estratégias e sinalizarem caminhos para a sua superação, tornando o aluno elemento ativo de sua aprendizagem e protagonista do desenvolvimento de suas competências e habilidades.
O Ensino Médio constitui a etapa final da Educação Básica. Seu caráter de terminalidade impõe a necessidade de se desenvolver uma educação voltada para o trabalho e a cidadania, afinada com a contemporaneidade e a construção de competências básicas, que situem o educando como sujeito produtor e participante do mundo em que vive. O currículo mantém as disciplinas tradicionais e é complementado por outras que possibilitam conteúdos abrangentes e interdisciplinares.
Salienta-se, ainda, o desenvolvimento da autonomia e a disposição para aprender que preparam o aluno para além dos limites impostos pelo vestibular; prepara-o para a vida futura, além de, no imediato, auxiliá-lo na construção de seu projeto pessoal de vida. |
No Ensino Médio do GDV o objetivo de caráter mais imediato é dar ao aluno plenas condições de prosseguir seus estudos com uma sólida formação geral que o qualifique a cursar com bom aproveitamento as melhores instituições de ensino superior que ele vier a escolher. |
Oportunidade de permanecer na Escola o dia todo com atividades diversificadas, acompanhamento de lição de casa e orientação para os estudos. O Colégio Guilherme Dumont Villares oferece Ensino Integral para os alunos do Nível III da Educação Infantil ao 7º ano do Ensino Fundamental II, atendendo às necessidades de famílias que buscam o apoio para o acompanhamento diário de seus filhos.
Em clima de tranquilidade, conforto e segurança, é uma opção para as famílias que se preocupam em proporcionar aos filhos um ambiente adequado ao desenvolvimento social, emocional, afetivo, físico e cognitivo das crianças.
O acompanhamento permanente dos professores garante período de recreação, cuidados para uma alimentação saudável, conforto e toda assistência necessária para os alunos durante a sua permanência no ambiente escolar.
Instrumento decisivo para a ampliação de repertório e para a criação de outras instâncias de formação, a Educação em Tempo Integral do GDV possui uma rotina planejada e adaptada às necessidades do curso, envolvendo, inclusive, atividades extraclasse, estudos dirigidos diários, conduzidos por professores preparados para este acompanhamento e dinâmicas que privilegiam o desenvolvimento da sociabilidade, da responsabilidade e da autonomia.
Prioriza referenciais que apresentam um entrelaçamento entre dois grandes âmbitos, o do Desenvolvimento Pessoal e Social e o da Ampliação do Universo Cultural da criança. Acreditamos que cada criança é um ser único que pensa, sente, observa, reflete e se expressa de maneira própria. Observando o mundo à sua volta, questionando e buscando explicações sobre a realidade, ela inicia o processo de elaboração de conhecimentos diferenciados.
Também neste momento, a escola torna-se o primeiro espaço coletivo
Onde a criança se socializa e aprende a viver em grupo. No Colégio Guilherme Dumont Villares, a Educação Infantil encontra-se amparada em processos pedagógicos bem definidos e estruturados, oferecendo à família uma parceria que leve ao pleno desenvolvimento do potencial e das capacidades de seu filho.
Tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores humanos; o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de competências e habilidades e a formação de atitudes e valores responsáveis e construtivos; o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida.
No Colégio Guilherme Dumont Villares, nesta etapa do aprendizado o aluno encontra um ambiente voltado para o desenvolvimento intelectual e cultural, favorecendo a construção do conhecimento e a formação de atitudes e valores sociais que levem ao bom exercício da cidadania. Também destacamos a consolidação e o aprofundamento do conhecimento através do estímulo à formação de hábitos regulares de estudo.
Ensino Fundamental I
O Ensino Fundamental I compreende as séries de 1º ano ao 5º ano. A saída da Educação Infantil e a entrada no Ensino Fundamental I marcam uma passagem importante na vida das crianças, pois traz uma nova dinâmica na vida escolar. Muitas rotinas escolares até então vividas sofrem mudanças e novas dinâmicas escolares passam a fazer parte da rotina das crianças. Nessa faixa etária, as referências sociais se abrem de forma crescente e o aluno começa a dar passos maiores em direção à autonomia.
Frequentando um espaço especialmente destinado para esse segmento
Os alunos do Ensino Fundamental I utilizam ambientes e instalações preparados para promover o trabalho formal de ensino, estudo e aprendizagem, e que estimulam a convivência social.
Nesta etapa da trajetória escolar, a escola deve motivar a criança para o diálogo, incentivando o desejo de pesquisar e buscar o que é inédito, enquanto que os conteúdos relativos aos fatos, conceitos, procedimentos e atitudes são desenvolvidos para subsidiar a compreensão da realidade, para fundamentar opiniões, para estimular a busca da informação aliada à cooperação, o respeito e a responsabilidade com o aprendizado.
tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores humanos; o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de competências e habilidades e a formação de atitudes e valores responsáveis e construtivos; o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida.
No Colégio Guilherme Dumont Villares, nesta etapa do aprendizado o aluno encontra um ambiente voltado para o desenvolvimento intelectual e cultural, favorecendo a construção do conhecimento e a formação de atitudes e valores sociais que levem ao bom exercício da cidadania. Também destacamos a consolidação e o aprofundamento do conhecimento através do estímulo à formação de hábitos regulares de estudo.
Ensino Fundamental II
O Ensino Fundamental II tem a duração de 4 anos e compreende o 6º, 7º, 8º e 9º anos. A partir do 6º ano, mudanças e permanências em relação ao Ensino Fundamental I marcam a vida escolar do aluno, pois se consolidam as rotinas de estudo, enquanto o aprofundamento do conhecimento sofre uma profunda e progressiva mudança, uma vez que os conhecimentos já adquiridos passam a ser utilizados em novos contextos e novas possibilidades intelectuais.
No Ensino Fundamental II do Colégio Guilherme Dumont Villares
Ensino e aprendizado interagem e proporcionam ao aluno diferentes formas de pensar e aprender. A partir dessa etapa, ele não apenas conhece a realidade, mas atua sobre ela, intervindo sobre o ambiente de forma física e mental. Adquire e passa a viver valores como ética, cidadania, pluralidade cultural, cuidados com o meio ambiente e relações culturais, qualidades valorizadas e exigidas pelo mundo atual.
No Colégio Guilherme Dumont Villares, o aluno do Ensino Fundamental II tem à disposição um diversificado currículo, uma estrutura adequada ao ensino-aprendizagem, turmas reduzidas e professores altamente capacitados. Com isso, o processo de aprendizagem torna-se mais profundo, exigente e formalizado, potencializando aquilo que vem sendo trabalhado desde o 1º ano do Ensino Fundamental I.
Com um sistema de avaliação integral e processual, possibilita-se aos educadores perceberem as dificuldades de aprendizagem, montarem estratégias e sinalizarem caminhos para a sua superação, tornando o aluno elemento ativo de sua aprendizagem e protagonista do desenvolvimento de suas competências e habilidades.
Seu caráter de terminalidade impõe a necessidade de se desenvolver uma educação voltada para o trabalho e a cidadania, afinada com a contemporaneidade e a construção de competências básicas, que situem o educando como sujeito produtor e participante do mundo em que vive. O currículo mantém as disciplinas tradicionais e é complementado por outras que possibilitam conteúdos abrangentes e interdisciplinares.
No Ensino Médio do GDV o objetivo de caráter mais imediato é dar ao aluno plenas condições de prosseguir seus estudos com uma sólida formação geral que o qualifique a cursar com bom aproveitamento as melhores instituições de ensino superior que ele vier a escolher. Salienta-se, ainda, o desenvolvimento da autonomia e a disposição para aprender que preparam o aluno para além dos limites impostos pelo vestibular; prepara-o para a vida futura, além de, no imediato, auxiliá-lo na construção de seu projeto pessoal de vida.
Oportunidade de permanecer na Escola o dia todo com atividades diversificadas, acompanhamento de lição de casa e orientação para os estudos. O Colégio Guilherme Dumont Villares oferece Período Integral para os alunos do Nível III da Educação Infantil ao 6º ano do Ensino Fundamental, atendendo às necessidades de famílias que buscam o apoio para o acompanhamento diário de seus filhos.
Em clima de tranquilidade, conforto e segurança, o Período Integral é uma opção para as famílias que se preocupam em proporcionar aos filhos um ambiente adequado ao desenvolvimento social, emocional, afetivo, físico e cognitivo das crianças. O acompanhamento permanente dos professores garante período de recreação, cuidados para uma alimentação saudável, conforto e toda assistência necessária para os alunos durante a sua permanência no ambiente escolar.
Instrumento decisivo para a ampliação de repertório e para a criação de outras instâncias de formação
A Educação em Tempo Integral do GDV possui uma rotina planejada e adaptada às necessidades do curso, envolvendo, inclusive, atividades extraclasse, estudos dirigidos diários, conduzidos por professores preparados para este acompanhamento e dinâmicas que privilegiam o desenvolvimento da sociabilidade, da responsabilidade e da autonomia.
Ateliê de artes plásticas
Sala ambiente com 70 m² destinada à realização das aulas de Educação Artística e das Oficinas de Arte. Aulas de pintura, desenho, quadrinhos e outras manifestações artísticas são realizadas neste ambiente provido de bancadas especiais para o desenvolvimento dos trabalhos.
Salas multimídia
Salas com recursos de multimídia que oferecem ao aluno a oportunidade de aprender de forma interativa. Esses espaços possuem lousa interativa, projetor multimídia, TV de plasma, DVD e sonorização ambiente. Possuem rede Wireless, o que permite o uso de notebooks e netbooks por alunos e professores.
Laboratório de robótica
Espaço com os mais modernos recursos tecnológicos que permitem aproximar os alunos do cotidiano dos sistemas automatizados através de protótipos que simulam essas realidades.
Ginásio para a prática de ginástica
Espaço exclusivo para a prática das variadas modalidades da ginástica. Conta com a última geração de equipamentos esportivos.
Laboratórios de informática
Três amplos laboratórios com acesso à Internet, computadores, programas educativos e aplicativos de última geração possibilitam ao aluno do GDV o acesso imediato à informação e à comunicação.
Enfermaria
A Enfermaria do Colégio Guilherme Dumont Villares está equipada para dar o primeiro atendimento aos alunos da escola, bem como foca seu trabalho na reeducação e formação de uma nova cultura de atendimento escolar, pautadas por um amplo programa de orientação da comunidade.
Ludoteca
Sala-ambiente com 65m² destinada a trabalhos de estimulação básica sensorial, por meio de recursos concretos. Especialmente projetada, a Ludoteca reúne desde materiais pedagógicos para o desenvolvimento sensório-motor, raciocínio lógico-matemático, coordenação visomotora até recursos para o aprimoramento da acuidade auditiva.
Anfiteatro
Com capacidade para 100 pessoas, é um espaço destinado a palestras, aulas magnas, seminários, debates, dramatizações e cursos de reciclagem. O Anfiteatro do GDV está equipado com modernos sistemas de sonorização, projeção audiovisual e recursos de data show, sendo mais um espaço de aprendizagem da escola.
Laboratórios de idiomas
Espaços de última geração, equipados com 40 cabines individuais, dão o suporte necessário ao ensino de Língua Estrangeira, ministrado em parceria com o CEL-LEP.
Biblioteca
Provida de um acervo respeitável de títulos e periódicos, ela é o ponto de encontro onde não só se pesquisa como se usufrui de diversas fontes de informação disponibilizadas aos alunos, tais como, livros, jornais, revistas, documentos, mapas, memória fotográfica e acesso monitorado à Internet para pesquisas escolares.
Quadras poliesportivas
A escola possui quadras poliesportivas cobertas. Nelas acontecem as aulas de Educação Física Avaliação e os programas específicos e treinos para cada modalidade esportiva.
Laboratórios científicos
Dois espaços especiais, totalmente equipados, destinados às aulas de Biologia, Ciências, Química e Física. Semanalmente, nestes espaços de 50m² são ministradas as aulas práticas das disciplinas e despertadas a curiosidade e o saber científico.
Salas de Aula
São 55 salas de aula convencionais, com uma área de 42m² cada, onde se desenvolvem as aulas específicas das disciplinas tradicionais do currículo de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. As aulas da parte diversificada do currículo são ministradas em salas ambiente próprias para cada modalidade.
Advanced Language Training (Advanced). 2 módulos (Master AD M e Plus AD P) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 ou 3 vezes por semana.
Intermediate Language Program (Intermediate, High Intermediate e Pre Advanced). 2 módulos (IN 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 ou 3 vezes por semana. 2 módulos (HI 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 ou 3 vezes por semana. 2 módulos (PA 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 ou 3 vezes por semana.
Interactive English Course (Basic e Pre Intermediate). Para alunos de nível básico e pré-intermediário a partir do 8º ano do E. Fundamental II. 2 módulos (ES 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 vezes por semana. 2 módulos (PI 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 vezes por semana.
Teens Intermediate (Intermediário) – 2 módulos (TI 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 vezes por semana a partir do 6º ano do Ensino Fundamental II.
Teens English Course (Basic TC 1, 2, 3 e 4 e Pre Intermediate TP 1 e 2) – 6 módulos – 50 min. 2 vezes por semana a partir do 6º ano do Ensino Fundamental II.
2 módulos (PT 1 e 2) – 50 min. 2 vezes por semana durante o 5º ano do E. Fundamental I.
6 módulos (K1A, K1B, K1C, K2A, K2B, K2C) – 50 min. 2 vezes por semana a partir do 2º ano do E. Fundamental I.
4 módulos anuais (PK 1, 2, 3 e 4) – 50 min. 2 vezes por semana a partir do Nível 2 da Educação Infantil.