Contato: (11) 3740-5531
É conhecida a importância da música na vida das pessoas, seja no tocante à saúde, autoestima conhecimento, entre outros. A atividade do coral visa, dentre outros objetivos, estimular os seres humanos a desenvolverem talentos ou habilidades além do seu ambiente de convivência diária.
Dentro dos propósitos do Projeto Entoar, no Colégio Guilherme Dumont Villares o canto representa um veículo de interpretação e interação social.
Nas atividades práticas, este trabalho estimula o convívio em grupo e o respeito mútuo, fortalecendo as atitudes de cooperação, despertando a relação com a música de uma maneira geral.
O Coral do GDV articula habilidades que envolvem a estrutura do cantar, desde o contato com os sentimentos até o exercício de ações que aprimoram o campo físico, a prática de relaxamentos, técnicas vocais, execuções e interpretações de músicas.
O repertório do coral transita entre canções da música popular brasileira, pesquisa de canções do folclore nacional e canções populares internacionais. Participar do coral representa uma fonte de riqueza e uma troca constante de informações, elevando o senso artístico, criativo e social.
Uma das formas de estimular o desenvolvimento de alunos no processo metodológico é por meio da introdução da música na escola. Isso pode ser colocado em prática de diversas formas: desde a utilização de letras nas interpretações de texto em sala, até na realização de oficinas de música e instrumentalização com os estudantes. Essas são formas de aguçar a sensibilidade, instigar a criatividade e aumentar a integração dos alunos no ambiente escolar.
Um dos principais aspectos que a música representa no processo de ensino-aprendizagem é o estímulo ao uso dos sentidos pelo aluno. |
Qualquer experiência musical, independentemente do estilo e dos instrumentos utilizados, promove maior habilidade de observação, localização, compreensão, descrição e representação em quem toca e quem houve. |
Os cursos Violão e Guitarra têm como objetivo desenvolver a formação técnica, teórica e prática do instrumento, além de contribuir para a integração dos alunos com o meio social, utilizando as possibilidades de espaço e eventos decorrentes das atividades do colégio. No aspecto metodológico, são desenvolvidas técnicas de estudos respeitando o nível de evolução pessoal, incentivando o aprimoramento nas diversas etapas de desenvolvimento.
O ensino de bateria, na música, é um dos pilares na construção da noção de conceitos importantes como: organização do pensamento criativo, disciplina física e mental, sociabilidade e atenção. Conhecer o instrumento e suas possibilidades, executar peças musicais em diferentes níveis e a introdução de diferentes ritmos musicais, são algumas das atividades que o curso oferece com atendimento personalizado.
Além das bandas de escola, condomínio e amigos, muitos bateristas formados no curso de Bateria do GDV já se apresentaram no Projeto Cotovia – Festival da Música do GDV e em outros espaços.
Estas oficinas oferecem aos alunos, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, a possibilidade de desenvolvimento de seu potencial criativo. Além de propiciar às crianças e jovens o contato e a exploração de diferentes técnicas e materiais que compõem o universo das artes plásticas, as oficinas do Colégio Guilherme Dumont Villares são, por excelência, espaços de criação e de livre expressão no fazer artístico.
O contato com a produção e a atividade artística nas oficinas oferece, além do aprimoramento técnico do “jovem artista”
o contato com diferentes materiais, o uso de técnicas e o conhecimento de diversas escolas e artistas consagrados
O estímulo à imersão no universo da arte tem, no aprendizado do desenho, o veículo inicial de percepção do mundo a nossa volta.
O Curso de Desenho Artístico e Pintura, com carga horária de duas aulas semanais, explora o potencial do aluno, desenvolvendo habilidades e percepções em relação aos estágios da compreensão do desenho: volume e forma (luz e sombra); equilíbrio e harmonia da composição; figura humana e anatomia geral dos seres-vivos e da natureza e perspectiva (tridimensionalidade em ambientes e objetos).
Esta oficina é essencialmente prática e visa aprofundar as técnicas de construção do desenho, o conhecimento de diferentes tipos de material e proporcionar o conhecimento aprofundado da arte.
Oficina de Cartum, Quadrinhos e Mangá
Por meio desta oficina, os alunos aprendem técnicas de desenho, criação de personagens e roteiros de histórias em quadrinhos. Neste curso, por meio de técnicas específicas de ilustração, o aluno aborda todos os segmentos de atuação de um ilustrador profissional: Arte Sequencial (Quadrinhos e suas vertentes: Mangá, Comics, tiras etc.), Cartum (do Inglês, ‘Cartoon’) e as diversas mídias (revistas, livros, mídia eletrônica, animação para cinema, vídeo e internet). Nas atividades práticas desta oficina, estimula-se a criatividade e a exploração do próprio estilo.
Oficina de Moda e Design
Nesta oficina, o aluno compreenderá o significado do design nas diferentes mídias e áreas. Na área de design, objetiva-se ampliar o olhar estético por meio das principais escolas, academias e estabelecer a comparação e diferenciação entre desenho, projeto e design, no que diz respeito à dinâmica, plástica e função de uma obra visual, baseadas nas principais escolas, academias e vertentes. A oficina de Fashion Design, Desenho de Moda ou Estilismo visa aprimorar os estudos do desenho de moda a partir da análise de material de referência, estudos de estilos e definição das coleções que serão apresentadas ao público ao final do ano letivo.
Oficina de Photoshop
O curso oferece o domínio de técnicas específicas no tratamento e recuperação de imagens e se propõe a instrumentalizar o aluno quanto ao uso de softwares dessa área. É essencial a todas as pessoas que pretendem atuar em áreas profissionais como: Web Designer, Desenho Industrial, Design Gráfico, Ilustração, Arquitetura, Artes Plásticas e Publicidade em geral. Apostilado e com uma carga horária de 30 horas/curso, divididas em dois módulos, o curso aborda no 1º módulo (15 horas), o conhecimento de todas as ferramentas e os recursos de colorização e efeitos. No 2º módulo, o curso amplia os conhecimentos das ferramentas de efeitos, utilização de camadas, canais e saídas de impressão gráfica e vídeo (CMYK, RGB e outros).
O Curso de Robótica conta com tecnologias avançadas como o OZOBOT. As Aulas acontecem no laboratório de Robótica, uma sala especialmente planejada e equipada para o curso. Neste espaço, os alunos têm acesso a diversas matérias necessárias no desenvolvimento dos projetos específicos de cada nível. Ozobot é um mini robô capaz de seguir linhas e ler códigos de cores. Com ele, crianças de todas as idades podem aprender programação de forma fácil e divertida e para comandá-lo basta desenhar as sequências de cores no papel ou usar o aplicativo para tablets e celulares.
O Ozobot responde a uma infinidade de códigos com diversos tipos de movimentos (direita, esquerda, voltar, girar etc). Além do Ozobot, continuaremos a usar o microprocessador Arduino para desenvolver nossos projetos.
Os alunos avançados recebem um kit com um Arduino, componentes e sensores básicos que podem usar para desenvolver projetos fora da sala de aula.
Ozobot é um mini robô capaz de seguir linhas e ler códigos de cores. Com ele, crianças de todas as idades podem aprender programação de forma fácil e divertida e para comandá-lo basta desenhar as sequências de cores no papel ou usar o aplicativo para tablets e celulares.
Para alunos iniciantes, usa-se a linguagem de programação iconográfica Scratch, criada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) no qual, através de um sistema de arrastar e soltar, é possível criar várias programações, e, assim, diversas soluções para um mesmo problema.
Na disciplina eletiva de Robótica habilidades como trabalho em grupo, cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, são muito usadas e trabalhadas nas aulas. A disciplina eletiva de Robótica é destinada aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I a 3ª série do Ensino Médio e se desenvolve através de dois módulos: Robótica Elementar e Robótica Avançada com turmas para alunos iniciantes e avançados.
Curso voltado para a incorporação da linguagem teatral ao processo de aprendizagem. As aulas semanais de teatro são oferecidas aos alunos do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio e, além do caráter cultural, amplia conhecimentos sobre a linguagem teatral, sua história e seu percurso, desde a Antiguidade aos dias atuais, desembocando em competências que estimulam a oralidade, o prazer pela leitura e a pesquisa literária. As atividades resultam no Projeto Encenando, que apresenta o resultado anual dos trabalhos nas Mostras Culturais de Artes que ocorrem ao final do ano letivo.
No Colégio Guilherme Dumont Villares, o esporte é visto como fenômeno que se manifesta de diversas maneiras, sendo procurado como prática por crianças e adolescentes. Ele apresenta varias possibilidades de manifestação e como instrumento pedagógico está intrinsicamente relacionado à socialização, construção de valores morais e éticos, bem como à recreação e lazer, possuindo grande importância para o desenvolvimento integral do aluno. A escola oferece, como disciplinas eletivas, treinos esportivos nas seguintes modalidades: basquetebol, futsal, voleibol e ginástica (geral, rítmica, artística, acrobática e de trampolim).
Basquetebol
O basquetebol é um esporte vibrante e dinâmico, cuja essência é o movimento. Sua prática contribui para desenvolver, na criança, os controles emocionais, psicológicos e físicos. Age de forma integrada no desenvolvimento motor, na preparação física e no desenvolvimento social e psicológico da criança e do jovem. A prática do basquetebol estabelece conexão entre todas as habilidades psicomotoras do atleta nos aspectos educacionais e sociais e ressalta que cada indivíduo é fundamental no trabalho da equipe. O basquetebol estimula o aluno a aprender sobre a importância da ação conjunta, que fortalece a formação do caráter crítico, solidário e democrático. Durante o ano letivo, a escola participa de competições intercolegiais.
Futsal (Masculino e Feminino)
Este treino tem o objetivo de aprimorar habilidades motoras específicas, contribuir no desenvolvimento das capacidades físicas, sociabilização e construção de atitudes para melhorar a qualidade de vida e formação do aluno, enquanto cidadão. Respeitando a individualidade e possibilidade de cada aluno, as aulas e treinos de futsal no Colégio Guilherme Dumont Villares propiciam o conhecimento dos fundamentos dessa prática esportiva, ampliando o grau de dificuldade de acordo com o desempenho de cada atleta. Equilíbrio, superação, cooperação, compreensão de regras e respeito à importância do técnico são algumas das metas deste treino esportivo.
Ginástica
No Colégio Guilherme Dumont Villares a Ginástica engloba todas as modalidades reconhecidas pela Federação Internacional (Ginástica Artística, Rítmica, de Trampolim e Acrobática), a dança e as atividades acrobáticas com ou sem aparelhos, além das expressões folclóricas nacionais. Destina-se a todas as faixas etárias, sem fins competitivos. Pode ser considerada uma atividade corporal completa, pois contribui para o desenvolvimento da criança e da adolescente, nos seus aspectos motor e cognitivo, além de estimular a coordenação, a confiança, a disciplina, a criatividade e a integração social, valorizando o trabalho em grupo. A Ginástica faz parte da formação integral da criança e do adolescente e está dividida em três categorias: Iniciação, Intermediária e Treinamento, quando, além dos elementos básicos da Ginástica, assimilam elementos mais específicos de cada modalidade e de grau de dificuldade maior que lhes permitem participar de competições externas e apresentações.
Vôlei
A prática do voleibol é ótima para o desenvolvimento da concentração, do espírito de equipe, da disciplina e da liderança. Por meio dos fundamentos aplicados na prática desse esporte são desenvolvidas as capacidades e as habilidades físicas dos alunos, com o estímulo adequado para cada faixa etária. Dentre as capacidades físicas trabalhadas, destacam-se a resistência muscular, a força e a potência. Outra vantagem da prática do voleibol é que, por se tratar de um esporte no qual não há contato físico com o adversário, o risco de lesões diminui muito. Durante o ano, os alunos participarão de diversas competições escolares.
Ateliê de artes plásticas
Sala ambiente com 70 m² destinada à realização das aulas de Educação Artística e das Oficinas de Arte. Aulas de pintura, desenho, quadrinhos e outras manifestações artísticas são realizadas neste ambiente provido de bancadas especiais para o desenvolvimento dos trabalhos.
Salas multimídia
Salas com recursos de multimídia que oferecem ao aluno a oportunidade de aprender de forma interativa. Esses espaços possuem lousa interativa, projetor multimídia, TV de plasma, DVD e sonorização ambiente. Possuem rede Wireless, o que permite o uso de notebooks e netbooks por alunos e professores.
Laboratório de robótica
Espaço com os mais modernos recursos tecnológicos que permitem aproximar os alunos do cotidiano dos sistemas automatizados através de protótipos que simulam essas realidades.
Ginásio para a prática de ginástica
Espaço exclusivo para a prática das variadas modalidades da ginástica. Conta com a última geração de equipamentos esportivos.
Laboratórios de informática
Três amplos laboratórios com acesso à Internet, computadores, programas educativos e aplicativos de última geração possibilitam ao aluno do GDV o acesso imediato à informação e à comunicação.
Enfermaria
A Enfermaria do Colégio Guilherme Dumont Villares está equipada para dar o primeiro atendimento aos alunos da escola, bem como foca seu trabalho na reeducação e formação de uma nova cultura de atendimento escolar, pautadas por um amplo programa de orientação da comunidade.
Ludoteca
Sala-ambiente com 65m² destinada a trabalhos de estimulação básica sensorial, por meio de recursos concretos. Especialmente projetada, a Ludoteca reúne desde materiais pedagógicos para o desenvolvimento sensório-motor, raciocínio lógico-matemático, coordenação visomotora até recursos para o aprimoramento da acuidade auditiva.
Anfiteatro
Com capacidade para 100 pessoas, é um espaço destinado a palestras, aulas magnas, seminários, debates, dramatizações e cursos de reciclagem. O Anfiteatro do GDV está equipado com modernos sistemas de sonorização, projeção audiovisual e recursos de data show, sendo mais um espaço de aprendizagem da escola.
Laboratórios de idiomas
Espaços de última geração, equipados com 40 cabines individuais, dão o suporte necessário ao ensino de Língua Estrangeira, ministrado em parceria com o CEL-LEP.
Biblioteca
Provida de um acervo respeitável de títulos e periódicos, ela é o ponto de encontro onde não só se pesquisa como se usufrui de diversas fontes de informação disponibilizadas aos alunos, tais como, livros, jornais, revistas, documentos, mapas, memória fotográfica e acesso monitorado à Internet para pesquisas escolares.
Quadras poliesportivas
A escola possui quadras poliesportivas cobertas. Nelas acontecem as aulas de Educação Física Avaliação e os programas específicos e treinos para cada modalidade esportiva.
Laboratórios científicos
Dois espaços especiais, totalmente equipados, destinados às aulas de Biologia, Ciências, Química e Física. Semanalmente, nestes espaços de 50m² são ministradas as aulas práticas das disciplinas e despertadas a curiosidade e o saber científico.
Salas de Aula
São 55 salas de aula convencionais, com uma área de 42m² cada, onde se desenvolvem as aulas específicas das disciplinas tradicionais do currículo de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. As aulas da parte diversificada do currículo são ministradas em salas ambiente próprias para cada modalidade.
Advanced Language Training (Advanced). 2 módulos (Master AD M e Plus AD P) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 ou 3 vezes por semana.
Intermediate Language Program (Intermediate, High Intermediate e Pre Advanced). 2 módulos (IN 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 ou 3 vezes por semana. 2 módulos (HI 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 ou 3 vezes por semana. 2 módulos (PA 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 ou 3 vezes por semana.
Interactive English Course (Basic e Pre Intermediate). Para alunos de nível básico e pré-intermediário a partir do 8º ano do E. Fundamental II. 2 módulos (ES 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 vezes por semana. 2 módulos (PI 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 vezes por semana.
Teens Intermediate (Intermediário) – 2 módulos (TI 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 vezes por semana a partir do 6º ano do Ensino Fundamental II.
Teens English Course (Basic TC 1, 2, 3 e 4 e Pre Intermediate TP 1 e 2) – 6 módulos – 50 min. 2 vezes por semana a partir do 6º ano do Ensino Fundamental II.
2 módulos (PT 1 e 2) – 50 min. 2 vezes por semana durante o 5º ano do E. Fundamental I.
6 módulos (K1A, K1B, K1C, K2A, K2B, K2C) – 50 min. 2 vezes por semana a partir do 2º ano do E. Fundamental I.
4 módulos anuais (PK 1, 2, 3 e 4) – 50 min. 2 vezes por semana a partir do Nível 2 da Educação Infantil.