Criação de Startups: Transformando Jovens em Empreendedores

Criação de Startups: Transformando Jovens em Empreendedores

Estar conectado com as tendências e tecnologias que estão mudando o dia a dia de milhões de pessoas. Usar toda a inovação na sua ideia e transformá-la em algo capaz de mudar a vida das pessoas, participar da criação de uma startup do zero e se tornar um empreendedor antes dos 18 anos foi a proposta apresentada para alunos do Ensino Médio de quatro escolas, o Colégio Guilherme Dumont Villares, a Escola Elvira Brandão e os colégios estaduais Presidente Keneddy e Fernando Gasparian pelo projeto InovaEscola.

Aceitando o desafio, cinquenta e cinco alunos, divididos em onze grupos que misturavam alunos das quatro escolas, apresentaram seus projetos de inovação, no dia 03 de outubro, nessa iniciativa que foi realizada em parceria com JA Startups e StartSe, que fez consultoria para os alunos com o objetivo de ensinar empreendedorismo para adolescentes, na prática.

O programa, criado pela JA Startup, possibilita aos estudantes participantes vivenciarem a criação de uma startup e também aprenderem conceitos modernos e ferramentas para o desenvolvimento de soluções que atendam a problemas da sociedade e tenham impacto social. Além do aprendizado teórico, o programa promove o treinamento vivencial no desenvolvimento de uma ideia, o pitch (que se trata da apresentação de uma ideia de negócio, como a realizada no dia 03) e a concepção da startup.

O projeto atingiu a intenção de impactar jovens através da criação e desenvolvimento de um negócio, e no processo os alunos enfrentaram três desafios durante o desenvolvimento das startups: validação da ideia, do produto e do negócio. Um rico ciclo de aprendizagem e experimentação.

Educadores responsáveis pelo projeto.

Para o Prof. Alan, este tipo de dinâmica é parte do curso de Projeto de Vida durante todos os anos. Há três anos este conteúdo é aplicado no colégio..Assim, nossos alunos puderam praticar e ensinar outras pessoas sobre as ferramentas aprendidas dentro do nosso colégio na aula de PV .