O Programa de Escolas Associadas é quase tão antigo como a própria Unesco
Foi criado para estender os objetivos dessa organização mundial, no pós-guerra, ao campo da Educação. É um braço fundamental nesse trabalho, pois a UNESCO parte de um conceito simples: a guerra nasce na mente dos homens, e é lá que deve ser combatida. O PEA está presente em 130 países. O Brasil é um dos países signatários da criação do PEA, mas só voltou a participar mais intensamente a partir de 1997, com a formação da Coordenação Nacional, com sede no Rio de Janeiro.
O objetivo fundamental do PEA
É criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz. Por isso, o Programa consiste, basicamente, no estímulo a projetos ligados a um tema central, que é o Ano Internacional proposto pela UNESCO, ou simplesmente dirigido à ampliação da consciência de cidadania. Não há investimentos de qualquer ordem, seja pela UNESCO, seja pelas escolas associadas. Toda escola associada recebe um certificado internacional de escola membro e tem o direito de utilizar a logomarca do PEA e do Ano Internacional em vigor.
Pode receber também materiais eventual ou periodicamente produzidos pela UNESCO
E participar de concursos internacionais lançados com frequência pela UNESCO e outras instituições a ela ligadas. Por diversas vezes, alunos brasileiros foram convidados a viagens internacionais, em função dessas atividades. O principal benefício, porém, é participar de uma comunidade que trabalha pelo mesmo objetivo, troca informações, compartilha projetos e ideais. Isso catalisa os esforços e repercute positivamente nas escolas, que podem ampliar o trabalho pela cultura da paz, em todas as suas formas.
A Unesco e a Rede de Escolas Associadas
A Unesco busca condições propícias para um diálogo entre as civilizações, as culturas e os povos
Fundamentada no respeito e nos valores comuns. O principal propósito da UNESCO é contribuir para a paz e a segurança, promovendo a colaboração entre as nações através da educação, da ciência e da cultura, visando os ideais universais de justiça, do cumprimento da lei, dos direitos humanos e da liberdade fundamental assegurada às pessoas de todo o mundo, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião. O Programa de Escolas Associadas da rede UNESCO, PEA-UNESCO, é um braço fundamental nesse trabalho.
O principal benefício para uma escola associada à rede PEA-UNESCO
É participar de uma comunidade que trabalha pelo mesmo objetivo onde haja a troca de informações e compartilhamento de projetos e ideais. Isso catalisa os esforços e repercute positivamente nas escolas, que podem ampliar o trabalho pela cultura da paz, em todas as suas formas.
O GDV e a Rede UNESCO
A Rede das Escolas Associadas à Unesco
Foi criada para promover os objetivos e ideais da UNESCO na área da Educação. Presente em 130 países, seu objetivo fundamental é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem por ideais como a cultura de paz, a educação para o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos e a aprendizagem intercultural. O Programa estimula, também, projetos ligados às temáticas dos Anos Internacionais propostos pela ONU/UNESCO, dirigidos à ampliação da consciência de cidadania e inovações pedagógicas que qualifiquem continuamente o processo de ensino-aprendizagem.
Ateliê de artes plásticas
Sala ambiente com 70 m² destinada à realização das aulas de Educação Artística e das Oficinas de Arte. Aulas de pintura, desenho, quadrinhos e outras manifestações artísticas são realizadas neste ambiente provido de bancadas especiais para o desenvolvimento dos trabalhos.
Salas multimídia
Salas com recursos de multimídia que oferecem ao aluno a oportunidade de aprender de forma interativa. Esses espaços possuem lousa interativa, projetor multimídia, TV de plasma, DVD e sonorização ambiente. Possuem rede Wireless, o que permite o uso de notebooks e netbooks por alunos e professores.
Laboratório de robótica
Espaço com os mais modernos recursos tecnológicos que permitem aproximar os alunos do cotidiano dos sistemas automatizados através de protótipos que simulam essas realidades.
Ginásio para a prática de ginástica
Espaço exclusivo para a prática das variadas modalidades da ginástica. Conta com a última geração de equipamentos esportivos.
Laboratórios de informática
Três amplos laboratórios com acesso à Internet, computadores, programas educativos e aplicativos de última geração possibilitam ao aluno do GDV o acesso imediato à informação e à comunicação.
Enfermaria
A Enfermaria do Colégio Guilherme Dumont Villares está equipada para dar o primeiro atendimento aos alunos da escola, bem como foca seu trabalho na reeducação e formação de uma nova cultura de atendimento escolar, pautadas por um amplo programa de orientação da comunidade.
Ludoteca
Sala-ambiente com 65m² destinada a trabalhos de estimulação básica sensorial, por meio de recursos concretos. Especialmente projetada, a Ludoteca reúne desde materiais pedagógicos para o desenvolvimento sensório-motor, raciocínio lógico-matemático, coordenação visomotora até recursos para o aprimoramento da acuidade auditiva.
Anfiteatro
Com capacidade para 100 pessoas, é um espaço destinado a palestras, aulas magnas, seminários, debates, dramatizações e cursos de reciclagem. O Anfiteatro do GDV está equipado com modernos sistemas de sonorização, projeção audiovisual e recursos de data show, sendo mais um espaço de aprendizagem da escola.
Laboratórios de idiomas
Espaços de última geração, equipados com 40 cabines individuais, dão o suporte necessário ao ensino de Língua Estrangeira, ministrado em parceria com o CEL-LEP.
Biblioteca
Provida de um acervo respeitável de títulos e periódicos, ela é o ponto de encontro onde não só se pesquisa como se usufrui de diversas fontes de informação disponibilizadas aos alunos, tais como, livros, jornais, revistas, documentos, mapas, memória fotográfica e acesso monitorado à Internet para pesquisas escolares.
Quadras poliesportivas
A escola possui quadras poliesportivas cobertas. Nelas acontecem as aulas de Educação Física Avaliação e os programas específicos e treinos para cada modalidade esportiva.
Laboratórios científicos
Dois espaços especiais, totalmente equipados, destinados às aulas de Biologia, Ciências, Química e Física. Semanalmente, nestes espaços de 50m² são ministradas as aulas práticas das disciplinas e despertadas a curiosidade e o saber científico.
Salas de Aula
São 55 salas de aula convencionais, com uma área de 42m² cada, onde se desenvolvem as aulas específicas das disciplinas tradicionais do currículo de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. As aulas da parte diversificada do currículo são ministradas em salas ambiente próprias para cada modalidade.
Advanced Language Training (Advanced). 2 módulos (Master AD M e Plus AD P) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 ou 3 vezes por semana.
Intermediate Language Program (Intermediate, High Intermediate e Pre Advanced). 2 módulos (IN 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 ou 3 vezes por semana. 2 módulos (HI 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 ou 3 vezes por semana. 2 módulos (PA 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 ou 3 vezes por semana.
Interactive English Course (Basic e Pre Intermediate). Para alunos de nível básico e pré-intermediário a partir do 8º ano do E. Fundamental II. 2 módulos (ES 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 vezes por semana. 2 módulos (PI 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 vezes por semana.
Teens Intermediate (Intermediário) – 2 módulos (TI 1 e 2) – 100 min. (50′ classe e 50′ lab). 2 vezes por semana a partir do 6º ano do Ensino Fundamental II.
Teens English Course (Basic TC 1, 2, 3 e 4 e Pre Intermediate TP 1 e 2) – 6 módulos – 50 min. 2 vezes por semana a partir do 6º ano do Ensino Fundamental II.
2 módulos (PT 1 e 2) – 50 min. 2 vezes por semana durante o 5º ano do E. Fundamental I.
6 módulos (K1A, K1B, K1C, K2A, K2B, K2C) – 50 min. 2 vezes por semana a partir do 2º ano do E. Fundamental I.
4 módulos anuais (PK 1, 2, 3 e 4) – 50 min. 2 vezes por semana a partir do Nível 2 da Educação Infantil.