Biologia: Introdução à Metodologia Científica

Biologia: Introdução à Metodologia Científica

“A metodologia ativa não é a atividade em si, mas a construção didática que o professor faz e que vai colocar o aluno cognitivamente engajado no processo de aprendizagem”.

Thiago Almeida, diretor de inovação pedagógica do Centro Universitário Celso Lisboa



Metodologia científica é o estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. É o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica. A metodologia é o estudo dos métodos, especialmente dos métodos das ciências. É um processo utilizado para dirigir uma investigação da verdade, no estudo de uma ciência ou para alcançar um fim determinado.

A Metodologia científica aborda as principais regras para uma produção científica, fornecendo as técnicas, os instrumentos e os objetivos para um melhor desempenho e qualidade de um trabalho científico.

Para que as turmas da 1.ª série do Ensino Médio, nas aulas de Biologia, pudessem ser introduzidas nesse conceito foi realizada uma atividade de início dos trabalhos por meio de uma sequência pedagógica denominada “As Caixas Misteriosas”. Nela, os estudantes manipulam oito caixas seladas e fazem tentativas para descobrir o conteúdo de seu interior, que possuem objetos de diferentes materiais e tamanhos. Eles experimentaram a fonte da incerteza inerente ao processo de solução de problemas e buscaram uma conclusão através da colaboração com os colegas e argumentação científica.

Para os professores Eduardo Montesano e Juliano Viñas, a intenção foi incentivar o estudante para que aprendessem de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais, sendo protagonista no processo de aprendizagem, através de sua participação ativa. Segundo eles, nesta atividade o aluno conseguiu diferenciar e explicar observação e inferência, bem como compreender que o conhecimento científico pode ser construído de forma direta e indireta.