Alunos do GDV foram convidados especiais no encontro com o historiador Yuval Noah Harari

Alunos do GDV foram convidados especiais no encontro com o historiador Yuval Noah Harari

Considerado um dos grandes pensadores deste século, o historiador e escritor israelense Yuval Noah Harari esteve pela primeira vez ao Brasil e a editora Companhia das Letras promoveu evento para seus fãs e leitores. Autor best-seller dos livros “21 lições para o século 21” e “Homo Deus”, ele traz luz a discussões, em perspectiva histórica, sobre desenvolvimento humano acerca da modernização dos meios de produção, trabalho e relação do homem enquanto ator de transformações do ambiente.

No dia 06 de novembro, alunos do Ensino Médiod o Colégio Guilherme Dumont Villares, que se destacaram no Projeto de Ciências Humanas “21 lições para o século XIX”  foram especialmente convidados pela editora Companhia das Letras para participarem do evento “Encontro com Yuval Noah Harari”, historiador, filósofo e antropólogo, Yuval Noah Harari, autor do livro homônimo e motivador de estudos desenvolvidos através de pesquisas, debates em sala de aula e participação na Olimpíada Sapientia, organizada pela editora.

O Projeto acima mencionado foi idealizado e realizado no GDV e primou pela excelência pedagógica, fator que ensejou o convite, representando um prêmio aos alunos, que trabalharam com diversos capítulos do livro e demonstraram interesse pelos pensamentos do professor de história e autor, além do acima citado, dos livros: Sapiens: uma breve história da humanidade e Homo Deus.

O envolvimento dos alunos no encontro com Yuval Noah Harari, realizado no Memorial da América Latina, foi surpreendente. Segundo a Prof.ª Maria Angélica (Geografia), “ muitos alunos fizeram anotações para que depois pudéssemos discutir em sala de aula e davam seus testemunhos com entusiasmo e, até mesmo, com euforia”.

Saídas com os estudantes, como foi esta em especial, permitem uma aproximação maior entre estudantes e professores e, ao mesmo tempo, há um grande reconhecimento, por parte dos alunos, à dedicação que a escola proporciona para o aprofundamento de seus conhecimentos. “São essas oportunidades que afloram o ímpeto para o estudo, pesquisa, leitura e crescimento intelectual e humano. Foi uma experiência, sem dúvida, magnífica e enriquecedora”, conclui a professora.