Publicado em 21.11.2016 - Projetos especiais - Sem comentários

Fair Play significa jogo justo, jogar limpo, ter espírito esportivo. O conceito de fair play está vinculado à ética no meio esportivo, onde os praticantes devem disputar os jogos cumprindo as regras e procurar jogar de maneira que não prejudiquem o adversário de forma proposital. Atualmente essa expressão é empregada em praticamente todos os segmentos da sociedade reportando ao significado de trabalhar ou apresentar conduta de acordo com padrões éticos, sociais e morais. Nos esportes, em particular, a prática de premiar os atletas e as equipes que mais se destacam no que diz respeito ao “jogo limpo” vem crescendo muito em todas as modalidades esportivas, tanto individuais como coletivas.

Por entender que pequenos gestos individuais podem significar grandes mudanças coletivas, o Colégio Guilherme Dumont Villares, por meio do Departamento de Educação Física, Esporte e Lazer, implantou em 2015 o Projeto “Fair Play – competição, com educação, justiça e cooperação”, para os alunos praticantes das modalidades esportivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol, no intuito de conscientizá-los da importância do respeito às regras e ao próximo, preparando-os, não só para o esporte, mas para vida.

  • FairPlay6
  • FairPlay8
  • FairPlay11

O projeto Fair Play premia os alunos que ao longo do ano demonstram atitudes cooperativas e apresentam condutas de acordo com os padrões éticos, sociais e morais. Nos treinamentos esportivos de cada categoria, mensalmente é escolhido pelos companheiros de treinos o atleta que teve a melhor conduta e seguiu mais a risca os conceitos do Fair-Play durante o mês.

O aluno eleito a cada mês em sua categoria recebe um cartão de parabenização por suas atitudes. No final do ano, aqueles que obtêm o maior número de cartões em sua modalidade recebe o título “Aluno/Atleta Fair-Play” de sua categoria e é premiado, em cerimônia especial, com certificado e medalha.