Publicado em 08.08.2016 - Projetos especiais - Sem comentários

A escola precisa preparar o aluno para a vida, para o mercado de trabalho, para o desenvolvimento de competências duráveis e para o desenvolvimento de suas potencialidades criativas. Para isso, é necessário dar ao aluno a possibilidade de desenvolver competências múltiplas, que incentivem atitudes empreendedoras, a autonomia, o comprometimento e a autoconfiança, entre outros.

No Colégio Guilherme Dumont Villares, o programa “Jovens Empreendedores – Aprender a Empreender”, objetiva potencializar o espírito empreendedor dos alunos por meio de uma formação que os capacite a enfrentarem os desafios futuros da vida e do mercado de trabalho. Para esse fim, procura-se despertar e formar a consciência proativa, desenvolver a competência para viver e trabalhar em grupo de modo cooperativo e ajudá-lo a disseminar a cultura empreendedora.

Nas atividades de empreendedorismo desenvolvidas no currículo escolar são trabalhadas e/ou lapidadas as habilidades e as competências de cada aluno através das dinâmicas de grupo, das vivências “in loco” do funcionamento de algumas empresas, jogos, pesquisas intra e extraclasse. Todas as atividades se propõem a desenvolver atitudes como: fortalecimento da autoestima, a busca por conhecimento e oportunidades, colaboração e solidariedade no trabalho em equipe, consumo consciente, concorrência e liderança ética, respeito e convivência com as diversidades, persistência, independência e autoconfiança.

  • Jovens Empreendedores – Primeiros Passos

Os primeiros passos do espírito empreendedor devem ser dados em sala de aula. Essa tem sido a tônica da iniciativa pioneira do Colégio Guilherme Dumont Villares junto aos alunos do Ensino Fundamental (1.º ao 9.º ano) através da proposta “Aprendendo a Empreender” e com o curso Jovens Empreendedores – Primeiros Passos, desenvolvidos pela escola.

Em parceria com o SEBRAE/SP, desde 2003 o curso “Jovens Empreendedores” vem formando pequenos empreendedores através de atividades curriculares que propiciam ao aluno conhecer o mundo dos negócios e dar os primeiros passos rumo ao futuro sucesso profissional. Atividades lúdicas, pesquisas e dinâmicas envolventes estimulam as crianças a pensar e a agir de modo empreendedor, incentivam a tomada de decisões e o trabalho em equipe para, finalmente, voltar-se para o desafio da abertura de um negócio próprio.

A metodologia do programa contempla a vivência do aluno nas diversas fases do curso e o tema proposto a cada série é adequado á faixa etária correspondente. Desde 2005, o Programa Jovens Empreendedores – Primeiros Passos passou a ser desenvolvido como disciplina curricular para os alunos do Ensino Fundamental I (1.º ao 5.º ano), compondo a grade curricular obrigatória da escola e enriquecendo a ação educativa do GDV.

O curso tem a duração de 96 horas anuais, ministradas de março a novembro, e está devidamente legitimado no currículo escolar como disciplina eletiva, compondo-se de três módulos:

– Primeiro Módulo: treinamento motivacional. Seu objetivo é reforçar o espírito empreendedor, desenvolver o potencial de criatividade, comunicação e negociação;

– Segundo Módulo: dedicado ao planejamento do negócio. Abrange o ambiente empresarial, produto e processo, finanças e custos e elaboração de plano de negócios;

– Terceiro Módulo: constituição da empresa, aspectos societários e legais, tributários e trabalhistas. Durante o desenvolvimento do processo, os alunos criam uma empresa fictícia e a gerenciam. Anualmente, os resultados do projeto podem ser conferidos na Feira do Pequeno Empreendedor do Colégio Guilherme Dumont Villares.

  • Projeto de Vida

O curso “Projeto de Vida” é parte integrante da organização curricular do Colégio Guilherme Dumont Villares. Oferecido aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II a 3ª série do Ensino Médio e, a partir de um amplo programa de orientação vocacional e profissional, tem por objetivo central oportunizar aos educandos a travessia mais segura e confiável para o mundo universitário, para o mercado de trabalho e para seu futuro pessoal nos mais diversos âmbitos do viver. Desenvolver a competência para trabalhar e viver em grupo de modo cooperativo, apurar a sensibilidade e a proatividade são alguns dos objetivos centrais deste trabalho.

Estruturado para desenvolver atividades múltiplas, o curso contempla prioritariamente 10 temas chaves que são trabalhados gradualmente ao longo de toda a escolaridade básica. No Ensino Fundamental é formada a base estrutural, através de um programa de sondagem de aptidões. A partir do 9.º ano do Ensino Fundamental até a 3.ª série do Ensino Médio são realizadas intervenções semanais, em sala de aula, e vivências de campo dentro de empresas e universidades, no período pós-aulas regulares.

  • Academia de Jovens Empreendedores

Buscando aprimorar o desenvolvimento das competências para vencer os desafios deste século, a escola tem procurado oferecer aos seus educandos inovações curriculares no âmbito do empreendedorismo. Uma dessas inovações foi a parceria, firmada em 2016, com o Pool Global – Academia de Jovens Empreendedores, especialista em educação empreendedora no Brasil, chancelado pela Universidade de Concórdia – Irvine, Califórnia – EUA, instituição reconhecida internacionalmente pelos efetivos programas de educação empreendedora.

A Academia de Jovens Empreendedores atua através de sete áreas de domínio e um projeto missão onde os alunos são estimulados a desenvolver sua mente empreendedora. A Academia fornece ferramentas de aprendizagem inovadoras e uma metodologia experiencial, que encoraja uma postura autônoma, pesquisadora, questionadora e proativa. As aulas são ministradas em um LAB.MAKER, sala especial desenvolvida para as atividades, onde se destacam o design Thinking, Canvas, programação de app, lean startup, criação de site, gerenciamento financeiro, escola de youtubers, dentre outras.  Os alunos que concluem o curso com êxito recebem o Certificado Internacional de Jovem Empreendedor, emitido pela Universidade de Concórdia.

  • empreendedorismo_1
  • empreendedorismo_2
  • empreendedorismo_3