O que é o PEA

O Programa de Escolas Associadas é quase tão antigo como a própria UNESCO. Foi criado para estender os objetivos dessa organização mundial, no pós-guerra, ao campo da Educação. É um braço fundamental nesse trabalho, pois a UNESCO parte de um conceito simples: a guerra nasce na mente dos homens, e é lá que deve ser combatida.

O PEA está presente em 130 países. O Brasil é um dos países signatários da criação do PEA, mas só voltou a participar mais intensamente a partir de 1997, com a formação da Coordenação Nacional, com sede no Rio de Janeiro. O objetivo fundamental do PEA é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz. Por isso, o Programa consiste, basicamente, no estímulo a projetos ligados a um tema central, que é o Ano Internacional proposto pela UNESCO, ou simplesmente dirigido à ampliação da consciência de cidadania.

Não há investimentos de qualquer ordem, seja pela UNESCO, seja pelas escolas associadas. Toda escola associada recebe um certificado internacional de escola membro e tem o direito de utilizar a logomarca do PEA e do Ano Internacional em vigor. Pode receber também materiais eventual ou periodicamente produzidos pela UNESCO e participar de concursos internacionais lançados com frequência pela UNESCO e outras instituições a ela ligadas. Por diversas vezes, alunos brasileiros foram convidados a viagens internacionais, em função dessas atividades.

O principal benefício, porém, é participar de uma comunidade que trabalha pelo mesmo objetivo, troca informações, compartilha projetos e ideais. Isso catalisa os esforços e repercute positivamente nas escolas, que podem ampliar o trabalho pela cultura da paz, em todas as suas formas.

A UNESCO e a Rede de Escolas Associadas

A UNESCO busca condições propícias para um diálogo entre as civilizações, as culturas e os povos, fundamentada no respeito e nos valores comuns. O principal propósito da UNESCO é contribuir para a paz e a segurança, promovendo a colaboração entre as nações através da educação, da ciência e da cultura, visando os ideais universais de justiça, do cumprimento da lei, dos direitos humanos e da liberdade fundamental assegurada às pessoas de todo o mundo, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião.

O Programa de Escolas Associadas da rede UNESCO, PEA-UNESCO, é um braço fundamental nesse trabalho. O objetivo fundamental do PEA é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz, ou simplesmente dirigidos à ampliação da consciência de cidadania.
Não há investimentos de qualquer ordem, seja pela UNESCO, seja pelas escolas associadas. O principal benefício para uma escola associada à rede PEA-UNESCO é participar de uma comunidade que trabalha pelo mesmo objetivo onde haja a troca de informações e compartilhamento de projetos e ideais. Isso catalisa os esforços e repercute positivamente nas escolas, que podem ampliar o trabalho pela cultura da paz, em todas as suas formas.

O GDV e a Rede UNESCO

A Rede das Escolas Associadas à UNESCO foi criada para promover os objetivos e ideais da UNESCO na área da Educação. Presente em 130 países, seu objetivo fundamental é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem por ideais como a cultura de paz, a educação para o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos e a aprendizagem intercultural. O Programa estimula, também, projetos ligados às temáticas dos Anos Internacionais propostos pela ONU/UNESCO, dirigidos à ampliação da consciência de cidadania e inovações pedagógicas que qualifiquem continuamente o processo de ensino-aprendizagem.

No Colégio Guilherme Dumont Villares, filiado ao PEA desde 1997, os objetivos e propostas educacionais da UNESCO estão plenamente integrados ao currículo escolar e a temática dos Anos Internacionais vêm norteando trabalhos interdisciplinares na escola em todos os segmentos há 20 anos.

Encontros e Congressos

Links