Publicado em 14.08.2018 - Notícias - Sem comentários

MULHERES EXTRAORDINÁRIAS

     Capa

O que personalidades tão distintas como Lady Di, Tarsila do Amaral, Coco Chanel, Rosa Parks, Marie Curie, Zuzu Angel ou Malala Yosafzai, entre outras, têm em comum?  Para as alunas do curso de Moda, disciplina eletiva do Colégio Guilherme Dumont Villares, elas são “Mulheres Extraordinárias”. Esse foi o tema da exposição organizada pelas alunas do curso de Moda, que aconteceu durante o mês de agosto no hall de entrada do colégio.

Sem a preocupação de escolher alguém dentro dos padrões de beleza, considerados aceitos pela sociedade, as alunas pesquisaram sobre mulheres inspiradoras para representar suas criações através de bonecas.

Carlota     Carmem Miranda     Celina

O resultado foi uma lista de nomes com mulheres de vários períodos históricos, idade, raça, nacionalidade, religião, classe social… O tema abriu naturalmente discussões sobre vários assuntos, como a grande dificuldade de encontrar bonecas negras para representar as mulheres negras, preconceito, machismo, violência contra a mulher, padrões de beleza entre outros.

Pesquisando o que cada uma representava e seu gosto pessoal, as alunas criaram e confeccionaram as roupas das bonecas que fizeram parte da exposição.

Chanel     Diana      Emma

Klenia       Malala         Marie Curie

Desconstruir bonecas padronizadas e reconstruir imagens de mulheres reais foi um desafio, que foi aceito e resultou na exposição “Mulheres Extraordinárias”.

Rosa Parks        Shirley     Tarsila

Valentina         Zuzu