Publicado em 18.01.2018 - Notícias - Sem comentários

Fórmula 1 in Schools

Programa que leva F1 a escolas chega ao GDV

Projeto desenvolvido em parceria com a FIA – Federação Internacional de Automobilismo –  propõe a criação de uma escuderia de Fórmula 1 envolvendo alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental II à 2.ª série do Ensino Médio.  É uma ação interdisciplinar que envolve diversas áreas do conhecimento, como Física, Matemática, Marketing, Língua Inglesa e Empreendedorismo.

 

Alunos do GDV passam a participar, a partir de 2017, da Fórmula 1 in Schools, uma competição internacional apoiada pela FIA  (Federação Internacional de Automobilismo) e que os desafiará a desenvolver uma miniatura de um carro da competição. Os veículos são completamente desenhados, prototipados e testados pelos jovens integrantes do programa. Além de participar de um campeonato com etapas nacionais e internacional, os alunos que mais se destacarem também podem chamar a atenção das escuderias, receber propostas de trabalho ou ganhar bolsa de estudos.

Fórmula 1 in Schools é um projeto inovador em educação, pois possui um caráter multidisciplinar em que equipes de alunos com idades entre 14 a 19 anos utilizam o software CAD/CAM para fazer um design, analisar, usinar, testar e, em seguida, participar de uma corrida em miniatura de carros de Fórmula 1 movidos a ar comprimido. O projeto tem por objetivo a criação e gerenciamento de uma escuderia de Fórmula 1 com elaboração de protótipos de carros em miniatura. É um projeto de empreendedorismo que envolve planejamento estratégico, obtenção e gerenciamento de recursos, elaboração e execução de protótipos de engenharia, marketing e comunicação. Estimula o trabalho em equipe, a criatividade, levando o aluno a conhecer e viver no mundo dinâmico da Fórmula 1 e dá a ele a oportunidade de interagir com estudantes de outros 42 países durante um campeonato.

No GDV são seis equipes que, em 2018, estarão competindo com equipes do mundo inteiro. A competição tem como objetivo aprimorar a desenvoltura dos integrantes da equipe, despertar o interesse pela construção coletiva do conhecimento e exercitar o empreendedorismo de uma maneira lúdica. Entre os conhecimentos trabalhados no programa estão os de física, aerodinâmica, design, marketing, comunicação e estratégia financeira.