Publicado em 22.09.2018 - Notícias - Sem comentários

DSC_0063

Buscar criticamente ferramentas que ajudem os alunos a desenvolverem habilidades de pensamento cognitivo como investigação, levantamento de hipóteses, análises, práticas reflexivas e estabelecimento de relações tem sido a política de tecnologias digitais em sala de aula no Colégio Guilherme Dumont Villares.

Com o uso desses recursos, os professores engajam, enfatizam e ampliam os objetivos de aprendizagem quando usam estratégias instrucionais em torno de ferramentas tecnológicas para ajudar os alunos a atingir metas de aprendizagem.

DSC_0051              DSC_0055

DSC_0058               DSC_0067

Dentre as inúmeras ferramentas tecnológicas em sala de aula oferecidas pela escola está a utilização dos chromebooks, computadores portáteis, ágeis e seguros que oportunizam a realização de inúmeras atividades no ambiente escolar, como navegação na web, consumo de conteúdo (áudio e vídeo) online e tarefas como edição de textos, planilhas e apresentações.

Leves, ágeis e descomplicados, eles permitem uma sala de aula contextualizada, na qual o conteúdo pedagógico é associado à tecnologia digital, por meio de conexão à internet de alta velocidade. Esta tem sido a realidade dos estudantes do Colégio Guilherme Dumont Villares,  que acompanham as aulas com o uso dessa tecnologia.

DSC_0076

O chromebook tornou-se ferramenta primordial de pesquisa em sala de aula. Com ele, os conteúdos são trabalhados de forma mais dinâmica, através de vídeos, filme, música e textos, além de oferecer uma maneira lúdica de aprender. Com o equipamento, todas as tarefas aplicadas em sala de aula estão disponíveis na nuvem, facilitando o acesso ao conteúdo por professores e alunos. Assim, o uso do Chromebook permite que os arquivos sejam armazenados online, estando disponíveis sempre que necessário, em qualquer dispositivo conectado à internet.  Além disso, o equipamento possui dispositivo de bloqueio de navegação de conteúdo impróprio.

DSC_0077                            DSC_0068                              DSC_0090

Com a utilização de novas tecnologias educacionais, o GDV mentem seu compromisso de estar próximo aos alunos e adotar as ferramentas que já fazem parte desta geração. A tecnologia está presente na vida de nossos alunos de forma constante e precisa ser utilizada na vida escolar. O uso da tecnologia propicia a integração dos saberes das várias disciplinas e amplia a possibilidade da construção do conhecimento.

As tecnologias educacionais fortalecem o eixo pedagógico da escola, pois estimula a criatividade, o envolvimento, a inter-relação e o trabalho colaborativo.