Publicado em 14.11.2018 - Atividades – Ensino Médio, Notícias - Sem comentários

Feira Pixel Show 2018

dupla_site

A chamada Economia Criativa, que engloba negócios ligados a design, games, comunicação, artes e publicidade, vive um momento de expansão. Este é um dos mais promissores setores da economia e movimenta cerca de R$ 18 bilhões por ano, impulsionando o licenciamento de marcas e personagens icônicos no País.

Com foco neste novo modelo econômico aconteceu entre os dias 10 e 11 de novembro, em São Paulo, a 14ª edição do Pixel Show, maior evento de criatividade da América Latina, focado em arte, design, criatividade e tecnologia, tendo como tema central: Tendências, Inspirações, Economia Criativa e a construção de nosso legado. Lá, os presentes puderam discutir temas atuais sobre a arte contemporânea e o mercado de trabalho, inspirando e motivando jovens e profissionais experientes.

Além de workshops, live painting, bandas, simuladores, exposições e feira de arte e tecnologia, o Pìxel Show contou com a participação das alunas do GDV, Julia Ferreira e Valentina Scherer, da 2.ª série A do Ensino Médio, que apresentaram para o público uma intervenção sobre a profissão que desejam seguir a partir do aprendizado no curso “Projeto de Vida”, desenvolvido no GDV.

Uma apresentação impecável Foi assim descrita a intervenção das alunas do GDV. Valentina apresentou seu trabalho sobre cinema e Júlia sobre designer de games e realizaram suas intervenções no espaço dedicado à educação, sendo as únicas a trabalhar com o tema projeto de vida e escolha da carreira dentre as intervenções.

Segundo elas, como base da intervenção, foi realizado um trabalho nas aulas de Projeto de Vida em que deveriam buscar uma profissão pela qual tivessem interesse. Utilizando o método da Pirâmide da Escolha, aplicado em sala de aula pelo Prof. Alan Moraes, colheram material sobre mercado de trabalho, requisitos, salário, entre outros, e o que as conectava às carreiras escolhidas. Com o levantamento, a partir da base de interesse, focaram a apresentação nos pontos fortes e fracos da carreira em relação ao mercado de trabalho e como essa metodologia, aprendida em sala de aula, fortalece as convicções sobre curso e profissão a seguir no futuro.

As alunas ressaltam alguns aspectos importantes sobre a intervenção: o incentivo à pesquisa sobre uma carreira, tendo a criatividade como elemento essencial de inserção no mercado de trabalho, e a experiência vivida no evento, uma vez que ele estimula a convivência com outros grupos e propostas ao mesmo tempo em que deram sua contribuição para os jovens sobre esse momento de escolha de uma carreira futura.