Publicado em 28.05.2018 - Em sala de aula - Sem comentários

abertura

O desenvolvimento de uma criança depende muito do trabalho realizado com a Psicomotricidade. Para reforçar ainda mais a importância de todo esse processo, as atividades lúdicas funcionam como um complemento de peso. Quanto à coordenação do corpo, existem muitas brincadeiras e atividades que podem ser feitas. Veja algumas que foram realizadas pela turma do Nível IV, da Educação Infantil:

PEGA-PEGA AMERICANO 1  PEGA-PEGA AMERICANO 2

Psicomotricidade significa a integração de todas as funções psíquicas e motoras, em virtude da maturidade do sistema nervoso. Ou seja, a Psicomotricidade pode ser definida como a ciência que estuda o homem através do movimento, relacionando também suas ações com o mundo interior e exterior. Trata-se da capacidade do ser humano em determinar e executar mentalmente seus movimentos corporais. O conceito também está relacionado ao processo de maturação, no qual o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.

Assim, a Psicomotricidade está ligada à coordenação motora. Toda essa articulação é responsável pelos movimentos que nós aplicamos às funções do corpo no dia a dia. Na infância, sobretudo, ela é de grande importância, pois durante o desenvolvimento do corpo, as crianças podem (e devem) aprimorar a psicomotricidade.

SEU MESTRE MANDOU 1  SEU MESTRE MANDOU 2

A Psicomotricidade na Educação, sobretudo na etapa infantil, contribui ativamente com a formação dos esquemas corporais, estimulando a prática dos movimentos ao longo das fases. Tais estímulos são propostos através de atividades lúdicas e divertidas. Enquanto brincam, os pequenos aprendem na prática como se relacionar com o mundo e o espaço nos quais vivem.

quebra cabeça 1  quebra cabeça 2

Todo esse incentivo pode e deve vir de atividades que estimulem tanto a coordenação motora grossa quanto a coordenação motora fina. Além de fazer bem para a Psicomotricidade, tais atividades podem significar um ganho imensurável para o cérebro. Uma criança que pratica essas brincadeiras tende a fortalecer sua percepção das coisas que estão ao redor.

recorte e colagem 1 As tarefas têm o objetivo de treinar as habilidades dos pequenos por meio de brincadeiras que podem ser realizadas individualmente ou em grupo.

Fontes:

www.neurosaber.com.br

www.educamundo.com.br