Publicado em 26.04.2018 - Em sala de aula - Sem comentários

Ciências: Sustentabilidade

031_6ABCD_CF_TRI1_2018_RECICLAGEM_DE_OLEO_2           031_6ABCD_CF_TRI1_2018_RECICLAGEM_DE_OLEO_4

A reciclagem do óleo de cozinha usado pode produzir sabão, biodiesel, tintas e outros produtos, além de diminuir a poluição ao meio ambiente.

Nas aulas de Ciências, os alunos do 6. ° ano do Ensino Fundamental II aprenderam que o óleo que utilizamos em nossa cozinha quando descartado diretamente na pia pode contaminar uma quantidade enorme de água. Por isso, seu descarte incorreto leva à contaminação dos mananciais aquáticos, do solo e da atmosfera.Esta contaminação é capaz de matar muitos seres vivos aquáticos, causando um grande desequilíbrio ecológico. Existem muitas empresas e cooperativas que coletam este óleo para produzir sabão ou biocombustível.

031_6ABCD_CF_TRI1_2018_RECICLAGEM_DE_OLEO_6O 6o Ano utilizará óleo usado que seria descartado para produzir sabão. Esta receita pode ser reproduzida em nossas casas, mas com muita cautela, pois alguns ingredientes necessitam do uso de equipamentos de proteção individual e um adulto.

O trabalho com reciclagem do óleo contribui na conscientização dos alunos em relação ao uso racional dos recursos naturais. Ao trabalhar a reciclagem estamos trabalhando a sensibilização, a compreensão e a responsabilidade do aluno quanto à dimensão ambiental.

031_6ABCD_CF_TRI1_2018_RECICLAGEM_DE_OLEO_5