Teatro

Oficina voltada para a incorporação da linguagem teatral ao processo de aprendizagem. As aulas semanais de teatro são oferecidas aos alunos do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio e, além do caráter cultural, amplia conhecimentos sobre a linguagem teatral, sua história e seu percurso, desde a Antiguidade aos dias atuais, desembocando em competências que estimulam a oralidade, o prazer pela leitura e a pesquisa literária. As atividades resultam no Projeto Encenando do Colégio Guilherme Dumont Villares, que já levou grandes clássicos da dramaturgia para nossas Mostras Culturais que ocorrem anualmente.

 

Teatro Musical

Dentro do conteúdo programático são desenvolvidas noções das três áreas. No teatro, conceitos básicos da interpretação como o foco, a expressividade, as possibilidades do corpo, a construção física e psicológica de uma personagem – por meio de jogos teatrais.

Na dança são aplicadas ferramentas para composições coreográficas advindas do ballet clássico, jazz e dança contemporânea. Pequenas células coreográficas são desenvolvidas e trabalhadas de maneira a explorar os limites de cada estudante e suas possibilidades. Conforme o andamento do trabalho, os professores iniciarão o trabalho de composição coreográfica que deve ser incluída na Mostra de Teatro.

Por fim, no canto/música serão trabalhadas noções musicais e vocais individualmente e coletivamente. O início do trabalho é com o som emitido pelo próprio corpo (percussão corporal), junto de conhecimentos de técnica vocal como a emissão, o fluxo de ar, o controle do diafragma e pequenas escalas aplicadas durante o aquecimento. Em sequência inicia-se o trabalho com repertório de teatro musical, de acordo com as capacidades de cada estudante.