Oficina de Artes Plásticas – Técnicas Artísticas Diversas

 Estas oficinas oferecem aos alunos, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, a possibilidade de desenvolvimento de seu potencial criativo.  Além de propiciar às crianças e jovens o contato e a exploração de diferentes técnicas e materiais que compõem o universo das artes plásticas, as oficinas do Colégio Guilherme Dumont Villares são, por excelência, espaços de criação e de livre expressão no fazer artístico. O contato com a produção e a atividade artística nas oficinas oferece, além do aprimoramento técnico do “jovem artista”, o contato com diferentes materiais, o uso de técnicas e o conhecimento de diversas escolas e artistas consagrados.

 

 

Oficina de Desenho Artístico e Pintura

 O objetivo deste curso é o desenvolvimento de habilidades criativas mais elaboradas em artes visuais bidimensionais. As técnicas de desenho e acabamento artístico – carvão, lápis de cor, pastel, aquarela, guache, acrílica em diferentes superfícies, inclusive acrílica em tela, são continuamente exploradas.
Esta oficina é essencialmente prática e visa aprofundar as técnicas de construção do desenho, o conhecimento de diferentes tipos de material e proporcionar o conhecimento aprofundado, via pesquisa.

O estímulo à imersão no universo da arte tem, no aprendizado do desenho, o veículo inicial de percepção do mundo a nossa volta. O Curso de Desenho Artístico, com carga horária de duas aulas semanais, explora o potencial do aluno, desenvolvendo habilidades e percepções em relação aos estágios da compreensão do desenho: volume e forma (luz e sombra); equilíbrio e harmonia da composição; figura humana e anatomia geral dos seres-vivos e da natureza e perspectiva (tridimensionalidade em ambientes e objetos). O curso também direciona o aluno, se assim desejar, para uma área de interesse no campo das artes visuais: desenho artístico, cartum, quadrinhos e mangá, moda, design gráfico e Photoshop.

 

 

Oficina de Cartum, Quadrinhos e Mangá

 Por meio desta oficina, os alunos aprendem técnicas de desenho, criação de personagens e roteiros de histórias em quadrinhos.

Neste curso, por meio de técnicas específicas de ilustração, o aluno aborda todos os segmentos de atuação de um ilustrador profissional: Arte Sequencial (Quadrinhos e suas vertentes: Mangá, Comics, tiras etc.), Cartum (do Inglês, ‘Cartoon’) e as diversas mídias (revistas, livros, mídia eletrônica, animação para cinema, vídeo e internet). Nas atividades práticas desta oficina, estimula-se a criatividade e a exploração do próprio estilo.

 

 

Oficina de Photoshop

O curso visa oferecer o domínio de técnicas específicas no tratamento e recuperação de imagens e se propõe a instrumentalizar o aluno quanto ao uso de softwares dessa área. É essencial a todas as pessoas que pretendem atuar em áreas profissionais como: Web Designer, Desenho Industrial, Design Gráfico, Ilustração, Arquitetura, Artes Plásticas e Publicidade em geral.
Apostilado e com uma carga horária de 30 horas/curso, divididas em dois módulos, o curso aborda no 1º módulo (15 horas), o conhecimento de todas as ferramentas e os recursos de colorização e efeitos. No 2º módulo, o curso amplia os conhecimentos das ferramentas de efeitos, utilização de camadas, canais e saídas de impressão gráfica e vídeo (CMYK, RGB e outros).

 

Oficina de Moda e Design

Nesta oficina, o aluno compreenderá o significado do design nas diferentes mídias e áreas. Na área de design, objetiva-se ampliar o olhar estético por meio das principais escolas, academias e estabelecer a comparação e diferenciação entre desenho, projeto e design, no que diz respeito à dinâmica, plástica e função de uma obra visual, baseadas nas principais escolas, academias e vertentes.

A oficina de Fashion Design, Desenho de Moda ou Estilismo visa aprimorar os estudos do desenho de moda a partir da análise de material de referência, estudos de estilos e definição das coleções que serão apresentadas ao público ao final do ano letivo, na Mostra Cultural.  

 

REGULMENTO GERAL DE ARTES – 2019