Robótica

O Curso de Robótica conta com tecnologias avançadas como o OZOBOT.

Ozobot

Ozobot é um mini robô capaz de seguir linhas e ler códigos de cores. Com ele, crianças de todas as idades podem aprender programação de forma fácil e divertida e para comandá-lo basta desenhar as sequências de cores no papel ou usar o aplicativo para tablets e celulares. O Ozobot responde a uma infinidade de códigos com diversos tipos de movimentos (direita, esquerda, voltar, girar etc).

Além do Ozobot, utilizamos o Arduino; plataforma open-source de prototipagem eletrônica com hardware e software flexíveis e fáceis de usar para desenvolver nossos projetos.

Também trabalhamos nas aulas de Robótica com o Dash, robô de última geração.

Para alunos iniciantes, usa-se a linguagem de programação iconográfica Scratch, criada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Através de um sistema de arrastar e soltar, é possível criar várias programações, e, assim, diversas soluções para um mesmo problema.

Computador

Os alunos do nível avançado, trabalham com o que há de mais moderno em tecnologia STEM (Lego EV3 MindStorms) associados aos desafios propostos em sala.

As aulas acontecem no laboratório de Robótica, uma sala especialmente planejada e equipada para o curso. Neste espaço, os alunos têm acesso a diversos materiais necessários ao desenvolvimento dos projetos específicos de cada nível.

Sala1                        Sala2

Na disciplina eletiva de Robótica habilidades como trabalho em grupo, cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, são nas aulas.

A disciplina eletiva de Robótica é destinada aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I à 3ª série do Ensino Médio e se desenvolve através de dois módulos: Robótica Elementar e Robótica Avançada com turmas para alunos iniciantes e avançados.

 

 

Desenvolvimento de Aplicativos (APP)

O Projeto STEAM de Desenvolvimento de Aplicativos levará ao aluno do Colégio Guilherme Dumont Villares à aprender uma nova linguagem de programação, aplicada ao desenvolvimento de aplicativos para smartphones e tablet’s para diferentes sistemas (Android e IOS). Utilizando um software específico, ele aprenderá a utilizar ferramentas e pequenas rotinas com os conceitos necessários ao desenvolvimento do App escolhido, durante o curso os alunos trabalharão em equipes (de dois à três alunos), buscando aplicar o que foi aprendido em sala de aula que poderão enriquecer seu trabalho final.

O Projeto será desenvolvido na Sala de Robótica, nas dependências do Colégio, equipada com os materiais necessários a construção do seu projeto, sempre sob a orientação e observação do Professor Responsável.

 

 

Foto

 

 

 

Regulamento geral robótica (baixar PDF)