O Colégio Guilherme Dumont Villares possui duas matrizes curriculares: uma obrigatória e uma eletiva. As disciplinas ou cursos eletivos são devidamente legitimados e compõem a carga horária do histórico escolar do aluno. Estes cursos não têm caráter obrigatório, são oferecidos em período contrário às aulas regulares e se constituem como complemento de livre escolha do aluno.

Atuam positivamente no fortalecimento da autoestima, contribuem na sondagem de aptidões, permitem o desenvolvimento de técnicas específicas de cada área e contemplam diferentes formas de expressão e linguagem. Além de oferecer ao aluno bases sólidas acadêmicas, as disciplinas e cursos eletivos, predominantemente práticas, abrem espaço para o desenvolvimento de competências e habilidades por meio de vivências e atividades ricas, atrativas e significativas.

Pedimos especial atenção aos critérios de participação antes da opção, alteração ou confirmação da inscrição do aluno.

 

Critérios para participação e frequência nas disciplinas e cursos eletivos

É muito importante que pais e alunos interessados conheçam, detalhadamente, os critérios para participação nas disciplinas ou cursos eletivos: – horários, dias, duração e custo da taxa de inscrição anual de cada curso. Cada aluno pode optar por até 3 (três) disciplinas ou cursos seguindo o seguinte critério:

  • 2 oficinas diversificadas e 1 treino esportivo ou
  • 3 oficinas diversificadas.

O aluno do Colégio que estiver renovando sua inscrição pode permanecer nas mesmas disciplinas ou cursos eletivos que frequentou no ano letivo anterior ou pode optar por alterá-las.

Nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2017 foram apresentadas, aos alunos, as disciplinas eletivas, pelos coordenadores e professores de cada uma delas.

Os alunos interessados em cursar as disciplinas eletivas, deverão entregar a ficha preenchida, até o dia 07 de fevereiro, impreterivelmente, aos respectivos Orientadores Educacionais, que irão numerá-las por ordem de recebimento.

A manifestação de interesse por uma nova disciplina ou curso eletivo, obrigatoriamente, não garante a efetivação da inscrição neste curso, pois a mesma estará sujeita à disponibilidade de vagas. Nos cursos cujo número de manifestação de interesse for superior ao número de vagas, os alunos serão atendidos por ordem de recebimento de suas fichas de inscrição, ficando o restante numa lista de espera, ou estes poderão definir outra opção disponível.

Após a inscrição na disciplina eletiva, o aluno recebe o boleto para pagamento da taxa anual de inscrição. Após esse pagamento, é considerado legitimamente inscrito no(s) curso(s) eletivo(s).

Os cursos eletivos oferecidos pelo Colégio Guilherme Dumont Villares não incluem pagamento adicional mensal. Para frequentar a disciplina ou curso eletivo de seu interesse, o aluno deve fazer sua opção e responsabilizar-se, no ato da inscrição, pelo pagamento da Taxa de Inscrição Anual, que será quitada, em um único pagamento, via boleto bancário, em 16/02/2017.

Os cursos de Guitarra, Violão e Bateria, seguem critérios diferentes quanto à forma de pagamento, que obedece valores mensais pagos diretamente ao professor do curso.

Os cursos de inglês – Cel®Lep in School, Jovens Empreendedores, EDH – “Voluntariado”, são cursos que seguem regras independentes, devidamente explicitadas no site do Colégio, no item Atividades Específicas.