Publicado em 30.05.2018 - Destaques - Sem comentários

GDV recebe prêmio da escola particular que mais colaborou com a coleta do lixo eletrônico no Greenk Tech Show 2018, evento criado para conscientizar a sociedade sobre a importância do descarte correto do lixo eletrônico.  Descarte de e-lixo, experiências tecnológicas, games, youtubers, cosplayers, palestras e apresentações com convidados especiais marcaram o evento.

abertura

O Pavilhão de Exposições do Anhembi recebeu, nos dias 25, 26 e 27 de maio, um grande evento tecnológico: o Greenk Tech Show 2018. Seu nome é uma mistura de “geek” e “green”, representando os apaixonados pelo mundo nerd e a preocupação com o meio ambiente. Esse festival, o maior de tecnologia e sustentabilidade do Brasil, tem o objetivo de conscientizar a todos sobre a importância do descarte correto de lixo eletrônico.

O evento contou com diversos atrativos, entre eles: palestras educacionais, torneio de games e de projetos, corridas de rua, áreas reservadas para youtubers, drones, cosplays e muitos outros setores que ofereceram bastante diversão ao público presente

Na Arena do Conhecimento, houve um palco de apresentações educativas sobre Sustentabilidade, Ciência, Inovação e Empreendedorismo, divididas em 5 painéis temáticos:

  • Painel Verde – palestras sobre sustentabilidade e economia circular.
  • A Hora da Startup – tudo o que você precisa saber sobre startups organizado pela Luneta.
  • Painel Ciência e Inovação – O futuro acontecendo no Brasil: o futuro da IA; a quarta revolução industrial; o varejo do futuro e Cidades do Futuro.
  • Momento Gooders – Startups, grandes marcas e ONGs debateram sobre inovação social e o futuro dos negócios sustentáveis.
  • Torneio Intercolegial – Neste painel aconteceu o torneio de apresentações de tecnologia ou sustentabilidade, onde alunos apresentaram projetos desenvolvidos dentro da escola. O projeto das alunas do GDV ficou entre os 10 melhores, de um total de 80 projetos.

IMG_2542 (2)

Projeto de Tecnologia: Alunas Isabela Santos, Ana Beatriz Lico e Beatriz Milani

IMG_2513 (2)

Just Dance: Alunas Mariana Chen, Giovanna Gaspar, Letícia Furtado e Natália Oliveira.

IMG_2558 (2)

Torneio de LOL  – Victor Ribeiro, Carlos Eduardo Arantes, Rafael Oliveira, Mateus Escudero e Giovani Genzini.

Durante o evento aconteceu o Torneio Greenk Intercolegial, uma gincana educacional entre escolas públicas e privadas com o objetivo de arrecadar 10 toneladas de lixo eletrônico. Nesta competição, os alunos foram mobilizados para arrecadar lixo eletrônico em suas casas e empresas para descarte correto, tiveram a chance de aprender sobre os perigos do e-lixo, aprenderam sobre atitudes sustentáveis e contribuíram de maneira concreta para o meio ambiente.

fd84d5e9-0c3d-4aaf-bd6f-3b90796b84f3

GDV arrecadou 8,5 toneladas de e-lixo. 

Se em 2017 o torneio arrecadou 2,7 toneladas de e-lixo, a meta para 2018 era atingir a marca de 10 toneladas. Mas o resultado, fruto da mobilização dos estudantes foi ainda melhor, pois foram arrecadadas 77,8 toneladas de e-lixo, surpreendendo os organizadores. Contribuiu muito para esse resultado a mobilização da comunidade do Colégio Guilherme Dumont Villares, que arrecadou 8.490 Kg de e-lixo e colocou a escola no segundo lugar no ranking geral das escolas e a posição de campeão entre as escolas particulares.

IMG_2462 (2)    Certificado

No “Torneio InterColegial”, a equipe do GDV, coordenada pelo Professor Leandro Meurer foi finalista das competições de Just Dance e de League of Legends (LOL) e a única escola finalista em todas as competições, obtendo ao final as seguintes posições: campeão da coleta de e-lixo entre as escolas particulares; vice-campeão do LOL e finalista do Just Dance e do Projeto de Tecnologia.

O Colégio, mobilizado para o movimento Greenk, também participou no dia 14 de maio da inauguração do ponto coletor de e-lixo  no Parque Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo. Na ocasião, em cerimônia promovida pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, o parque recebeu alunos do Colégio Guilherme Dumont Villares e seu grupo de escoteiros para serem os primeiros a descartar conscientemente o lixo eletrônico.

IMG_2258   IMG_2290

Todo o e-lixo arrecadado no Greenk Tech Show 2018 será encaminhado ao Centro de Recondicionamento de Computadores do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), transformando-se em matéria-prima para fabricação de novos equipamentos, de acordo com as normas da Economia.