Publicado em 15.03.2018 - Destaques - Sem comentários

Parceria GDV / ESPM

20180224_114245              20180302_154929

 

 20180224_100900              20180224_114242 

Visando contribuir no processo de formação de seus educadores, Colégio Guilherme Dumont Villares aproxima a escola da universidade. Parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) promove troca de saberes e ações, reelabora e difunde práticas pedagógicas e habilita profissionais para o exercício competente dessa função. Parceria promoveu intervenção sobre Mentoria Pedagógica.

 

Formar professores que reflitam criticamente sobre o seu pensar e o seu fazer docente, tornando-os produtores de conhecimentos que conduzam para mudanças significativas na sua atividade profissional. Esse é o fundamento do programa de formação continuada e reciclagem de docentes do Colégio Guilherme Dumont Villares.

Dentro dessa proposta, aconteceu no dia 10 de março a intervenção sobre Mentoria Pedagógica, realizada pela Prof.ª Leslie Marko, docente da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). O Programa oferece suporte prático- reflexivo para os docentes em relação ao seu papel como educadores enquanto agentes expressivos e comunicativos. Segundo a Prof.ª Leslie, a Mentoria apresenta subsídios para que cada professor crie a sua própria metodologia a partir de repertórios pessoais e coletivos baseada na importância de estabelecer vínculos significativos com os alunos, colegas e a instituição; desenvolver uma melhor “performance”  (voz, fala, gestualidade, olhar, uso do espaço, etc.) em sala de aula e inovar nos recursos didáticos com  criatividade e prazer diante da construção do conhecimento tanto dos alunos como dos educadores.

Para isso, o Programa fornece diferenciais metodológicos e recursos como o jogo, interação, humor, interdisciplinaridade, utilização de repertórios pessoais (hobbies compartilhados), interação orgânica com a participação do corpo, sentimentos e pensamentos, referências teóricas.

20180224_114252                20180302_155146

Na intervenção de 3 horas com três turmas do corpo docente do GDV foram realizadas diversas dinâmicas: interação lúdica (confiança, prontidão, pro atividade, espirito coletivo) expressão não verbal /olhares, expressão gestual, jogos de percepção de si e do outro, dinâmica de criação grupal de uma atividade interdisciplinar (construção e apresentação), e escrita e compartilhamento de narrativas reflexivas sobre o curso. Todas focadas na capacidade potencializada do educador se expressar, se perceber, comunicar-se com os outros professores e refletirem conjuntamente em relação ao sentido e o alcance da educação.

Para a Prof.ª Leslie Marko, a prática de cada docente e a interação pedagógica do conjunto baseada nos valores e princípios trabalhados no encontro poderão contribuir com o dia a dia escolar, uma vez que incorporar novas reflexões e principalmente transformações na relação aluno/professor e de todos com a sociedade que habitamos pode favorecer o aprofundamento do processo de ensino-aprendizagem.

Para o Colégio Guilherme Dumont Villares, a intervenção atingiu plenamente sua intenção, uma vez que a qualificação profissional permanente traz consigo a compreensão de que a educação é um processo que se estende por toda a vida, um processo em contínuo desenvolvimento e transformação onde a escola deve auxiliar seus profissionais a participar ativamente do mundo que os cerca, incorporando tal vivência no conjunto dos saberes de sua profissão.