• 3º ano do Ensino Fundamental I Estudo sobre o Ar em laboratório2
  • ??????????????
  • Abaco_2º ano_EF
  • Bichomania
  • Estudo sobre o esqueleto 3Ano4
  • Informatica2

O Ensino Fundamental – I e II – do Colégio Guilherme Dumont Villares tem como objetivo a criação na escola de condições de aprendizagem para o desenvolvimento da capacidade de aprender a aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores humanos; o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de competências e habilidades e a formação de atitudes e valores responsáveis e construtivos; o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida.

No Colégio Guilherme Dumont Villares, nesta etapa do aprendizado o aluno encontra um ambiente voltado para o desenvolvimento intelectual e cultural, favorecendo a construção do conhecimento e a formação de atitudes e valores sociais que levem ao bom exercício da cidadania. Também destacamos a consolidação e o aprofundamento do conhecimento através do estímulo à formação de hábitos regulares de estudo.

  • Ensino Fundamental I

O Ensino Fundamental I compreende as séries de 1º ano ao 5º ano. A saída da Educação Infantil e a entrada no Ensino Fundamental I marcam uma passagem importante na vida das crianças, pois traz uma nova dinâmica na vida escolar. Muitas rotinas escolares até então vividas sofrem mudanças e novas dinâmicas escolares passam a fazer parte da rotina das crianças. Nessa faixa etária, as referências sociais se abrem de forma crescente e o aluno começa a dar passos maiores em direção à  autonomia. Preparar os alunos para as mudanças dessa realidade é um dos objetivos iniciais do Ensino Fundamental I do Colégio Guilherme Dumont Villares.

Frequentando um espaço especialmente destinado para esse segmento, os alunos do Ensino Fundamental I  utilizam ambientes e instalações preparados para promover o trabalho formal de ensino, estudo e aprendizagem, e que estimulam a convivência social.

Nesta etapa da trajetória escolar, a escola deve motivar a criança para o diálogo, incentivando o desejo de pesquisar e buscar o que é inédito, enquanto que os conteúdos relativos aos fatos, conceitos, procedimentos e atitudes são desenvolvidos para subsidiar a compreensão da realidade, para fundamentar opiniões, para estimular a busca da informação aliada à cooperação, o respeito e a responsabilidade com o aprendizado. As interações entre todos e o compartilhamento das aprendizagens são valorizados, pois constituem um campo por meio do qual o mundo social guia o aluno em seu desenvolvimento.