Publicado em 19.02.2019 - Atividades – Ensino Fundamental II, Em sala de aula - Sem comentários

IMG_5079

As unidades de medida são siglas utilizadas para representar quantidades específicas de determinadas grandezas físicas em diversas áreas do conhecimento com o intuito de quantificar uma matéria, uma sensação, o tempo ou o tamanho de algo, por exemplo. A partir da unidade padrão estabelecida pelo Sistema Internacional de Unidades (SI), podemos ainda utilizar outras unidades derivadas dela, o que permite compararmos e ampliarmos a noção quantitativa da grandeza.

As observações científicas, feitas por meio de experiências controladas e que levam ao desenvolvimento de teorias e leis, necessitam de medições específicas, principalmente para que, além de serem exatas, possam também ser repetidas quantas vezes for necessário e por qualquer pessoa no mundo. Essas medições podem ser feitas da massa, do volume, da temperatura etc. A unidade-padrão usada pelo Sistema Internacional (SI) para representar o volume é o metro cúbico (m3), mas em nosso cotidiano a unidade mais usada para se medir o volume é o litro (l).

Em uma aula interessante de Química para os 9.ºs anos do Ensino Fundamental foi proposta uma atividade para o aprendizado do cálculo do volume de uma caixa e o entendimento da unidade cm3, fundamental para o desenvolvimento do conteúdo no trimestre.

IMG_5081     IMG_5083

Os grupos receberam caixas de tamanhos diferentes e foram desafiados a calcular o volume delas e a registrar os valores no quadro. Com os dados em mãos puderam analisar e comparar os valores obtidos pontuando a necessidade de se registrar as unidades e explicar o porquê do volume ser expresso em cm3.  A partir daí, explicar o que é densidade foi muito fácil, pois entenderam o que significa a unidade g/cm3 e sua relação com a quantidade de partículas encerradas em um determinado volume.

IMG_5082

Segundo a professora Regina Nakai, “na prática, conseguiram explicar o fenômeno do Mar Morto, o porquê de aquecer o ar em balões e, em caso de incêndio, por que devemos permanecer deitados ou abaixados.  Foi uma aula bastante esclarecedora e produtiva”.