Publicado em 02.04.2018 - Atividades – Ensino Fundamental II - Sem comentários

Painel_menor

O Patrimônio Cultural é o conjunto de todos os bens, manifestações populares, cultos, tradições tanto materiais quanto imateriais (intangíveis), que reconhecidos de acordo com sua ancestralidade, importância histórica e cultural de uma região (país, localidade ou comunidade) adquirem um valor único e de eternidade.

Segundo a Declaração do México 1985 -Conferência Mundial sobre Políticas Culturais -o patrimônio cultural de um povo compreende as obras de seus artistas, arquitetos, músicos, escritores e sábios, assim como as criações anônimas surgidas da alma popular e o conjunto de valores que dão sentido à vida. Ou seja, as obras materiais e não materiais que expressam a criatividade desse povo: a língua, os ritos, as crenças, os lugares e monumentos históricos, a cultura, as obras de arte e os arquivos e bibliotecas. Qualquer povo tem o direito e o dever de defender e preservar o patrimônio cultural, já que as sociedades se reconhecem a si mesmas através dos valores em que encontram fontes de inspiração criadora.

Inspirada por esse princípio, a  Professora Adriana Rodrigues, de Educação Artística, estimulou junto aos alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental II um interessante trabalho sobre o Patrimônio Cultural Brasileiro, de forma a identificar bens materiais e imateriais que contribuem para a formação da identidade da sociedade brasileira.

O resultado foi a produção de um painel em que os alunos expressavam a sua visão do conceito, sob a ótica de bagagens pessoais e pesquisas desenvolvidas, que de maneira coletiva e expressiva finalizaram a proposta dividida em duas etapas: processo de criação em duplas e execução em grupo do fundo do painel.

Pauliceia Desvairada               Samba

                  Paulicéia Desvairada                                                                        Samba

Os painéis “Paulicéia Desvairada” e “Samba”, criação dos alunos em 2017, também compuseram a instalação sobre o Patrimônio Cultural Brasileiro.