Publicado em 27.04.2018 - Atividades – Ensino Fundamental II, Em sala de aula - Sem comentários

Química

IMG_0526               IMG_0530

Espaço importante em diversas situações de aprendizagem, o trabalho em dupla ganha cada vez mais espaço em sala de aula. Para muitos educadores, esse tipo de estratégia educacional concorre para facilitar as aprendizagens, estimula o trabalho cooperativo e promove a construção de competências transversais.

Troca de ideias e informação, levantamento de dúvidas e possibilidades e resolução de problemas em uma ação colaborativa tornam esse tipo de aprendizado muito intenso e interessante.

IMG_0536                                      IMG_0537

Isso pode ser observado nas aulas de Química para as turmas do 9.º ano do Ensino Fundamental II que tinham como meta a construção de gráficos que representassem o comportamento das substâncias puras e das misturas durante o seu aquecimento. A atividade foi feita em duplas, que receberam uma tabela onde constavam valores de tempo e temperatura para a construção do gráfico.

Na aula seguinte, os alunos debateram as diferenças observadas em cada gráfico e comentaram sobre os diferentes valores de temperatura de cada dupla e discutiram o entendimento que tiveram do conteúdo e os caminhos percorridos até chegar ao resultado correto, corrigindo possíveis erros que tenham acontecido no processo.

IMG_0531                IMG_0532

Ficou demonstrado que esse tipo de abordagem metodológica e estratégia educacional possibilita aliar conhecimentos distintos, explorar as variações de níveis de aprendizagem para que os alunos evoluam juntos e a superar questões de gênero ou sociais que geram atritos, já que o trabalho em dupla ajuda alunos diferentes a se relacionarem para chegar a uma resposta comum.