Publicado em 05.02.2019 - Atividades – Ensino Fundamental II, Em sala de aula - Sem comentários

IMG_20190130_111013               IMG_20190130_111120

IMG_20190130_111458               IMG_20190130_111500

Os 8.ºs anos irão trabalhar neste ano conceitos relacionados à Saúde e ao Corpo. Para iniciar os trabalhos de 2019 foi escolhida uma sequência didática bem divertida. Inicialmente os estudantes aprenderam como aferir seus batimentos cardíacos. Depois, grupos foram formados e cada membro escolheu o seu papel: um médico (responsável por aferir os batimentos cardíacos por minuto), um atleta (que será nosso objeto de estudo), um organizador (responsável por marcar o tempo e verificar o andamento das tarefas) e um relator (responsável por anotar os dados de nossa experiência).

O médico começou o experimento medindo os batimentos cardíacos do atleta em repouso, que, a seguir, caminhou durante um minuto para a realização de nova medição. Por último o atleta correu durante um minuto e o médico realizou nova medição.

IMG_20190130_111606      IMG_20190130_111618      IMG_20190130_111725

Os estudantes foram desafiados a verificar se houve diferenças e tentaram explicá-las. Após a discussão destes resultados foram trabalhados conceitos importantes como a necessidade da pratica de atividades físicas, a importância de uma boa alimentação, a base da fisiologia do exercício e todas as dúvidas e curiosidades que os estudantes provavelmente terão neste estudo.

Segundo o Professor de Ciências, Eduardo Montesano, “neste tipo de atividade o estudante ganha um novo papel na construção do conhecimento, o de protagonista. O professor trabalha mais como um guia, um orientador”.

IMG_20190130_112051                      IMG_20190130_112056

 

Quando o aluno participa ativamente o processo de aprendizagem torna-se mais divertido, contextualizado e enriquecedor.