Formação continuada e qualificação docente

Formar professores que reflitam criticamente sobre o seu pensar e o seu fazer docente, tornando-os produtores de conhecimentos que conduzam para mudanças significativas na sua atividade profissional. Esse é o fundamento do programa de formação continuada e reciclagem de docentes implementado pelo Colégio Guilherme Dumont Villares. Hoje, a reciclagem profissional, por meio de cursos, palestras, workshops ou seminários, é sem dúvida indispensável para os educadores.

No Colégio Guilherme Dumont Villares, os professores têm ao seu dispor programas de formação continuada que incluem jornadas de reciclagem, cursos de especialização e oficinas de formação em diversas áreas voltadas à qualificação profissional, habilidade interpessoal e desenvolvimento cognitivo.

Esse programa de qualificação profissional traz consigo a compreensão de que a educação é um processo que se estende por toda a vida, um processo em contínuo desenvolvimento onde a escola deve auxiliar seus profissionais a participar ativamente do mundo que os cerca, incorporando tal vivência no conjunto dos saberes de sua profissão. A reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas e a permanente construção da identidade docente são aspectos fundamentais da proposta de formação continuada aplicada pelo Colégio Guilherme Dumont Villares em suas mais diversas ações.